A secretaria da educação de Juína informa que disponibiliza, para consulta, os cardápios da alimentação escolar afixados nas Unidades Escolares. Os cardápios atendem à normatização e aos objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e contemplam ainda os preceitos básicos da nutrição, incluindo composição nutritiva satisfatória, equilíbrio entre os nutrientes, variedade de alimentos e preparações, com o intuito de evitar a monotonia alimentar e contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos.
O plano alimentar é composto por quatro semanas de cardápios de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. As refeições levam em consideração o tempo de permanência e a faixa etária do aluno da unidade escolar.
A secretaria destaca ainda que, a alimentação escolar segue as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) por meio da oferta de alimentos minimamente processados, ou seja 70% obrigatoriamente in natura.
Sendo assim, é proibida a oferta de açúcar até os 3 anos de idade. É preciso que todos estejam cientes que na escola o aluno irá receber uma alimentação natural e saudável. Pais que oferecem açúcar aos seus filhos estão prejudicando a oferta de frutas e o seu aporte de vitaminas.