Na tarde de ontem, 12 de Abril, os gestores da Cultura de Juína, fecharam parceria com a UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso, para que Juína entre no roteiro de circulação da Expoimat. Eles foram recebidos pela Profª Drª Thereza Martha Presotti, coordenadora da exposição.
A Expoimat é um projeto de extensão de Ação Afirmativa (AF) da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-Codex). O acervo, curadoria, apoio técnico e expográfico são do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. A equipe executora é do Departamento de História/Etruria-Laboratório de Estudos da Memória, Patrimônio e Ensino de História.
Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.
A exposição tem precisão de chegar à Juína na última semana de Agosto, onde deverá permanecer por 30 dias.