Na tarde desta segunda feira, 13 de Março, o prefeito Altir Peruzzo (PT), deu o primeiro passo para recolocar a Cultura de Juína no patamar merecido. Ele sancionou a lei que cria o novo conselho municipal da área da Cultura, que tornou-se mais aberto e contempla todos os recortes socioculturais, tais como: negros, indígenas, LGBTs, idosos e juventude.
O novo conselho também tem uma nova nomenclatura que é "Conselho Municipal de Política Cultural", atendendo as exigências do Plano Nacional de Cultura e define acento fixo para o segmento da Música, Dança, Artesãos, Artes Plásticas, Artes Visuais, Teatro, Comunicação escrita, falada e televisionada, e Cultura de Rua
Para Altir Peruzzo, só a organização com participação popular poderá retomar as características da Cultura em Juína.
"Retomar tudo aquilo que se perderam nos últimos quatro anos, quando nossa Cultura foi reduzida ao nada, não é uma tarefa fácil. Entendo que só um conselho amplo e participativo, somado aos esforços da nossa gestão, poderá resgatar e ampliar as ações culturais do município", disse o prefeito.
O supervisor de Cultura, Adriano Souza, que acompanhou a sanção da lei, enfatizou a importância de um conselho forte e diverso.
"Quando assumimos a Cultura, identificamos que o Conselho estava parado, defasado e fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Cultura, com esta nova lei, conseguimos fazer um conselho amplo e diverso, garantindo a presença de representantes de todos os recortes socioculturais".
Outro destaque durante o ato de sanção foi o reconhecimento do papel da Câmara de Vereadores na aprovação integral e por unanimidade da lei enviada pelo Poder Executivo. O vereador Prof. Carlito (PT), que acompanhou a atividade, ressaltou a importância da lei.
"Tudo aquilo que é pro bem da cidade, não tenho dúvidas que todos os vereadores serão parceiros, e as ações da Cultura são necessárias e muito importantes pra toda população", disse Carlito.
A Direto de Cultura, Silvia Machado e o vice-prefeito Luiz Bras, também participaram do ato de sanção.
Confira a nova composição do conselho:
I – Área Governamental – a ser composta por representantes dos seguintes órgãos:
ü Secretaria Municipal de Educação e Cultura: 02 titulares e 02 suplentes;
ü Departamento de Cultura: 02 titulares e 02 suplentes;
ü Instituto de História e Memória de Juína: 01 titular e 01 suplente;
ü Secretaria Municipal de Assistência Social: 01 titular e 01 suplente;
ü Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo: 01titular e 01suplente;
ü Instituto Federal de Educação do Mato Grosso, campus de Juína: 01 titular e 01 suplente
ü Rede Estadual de Ensino de Juína: 01 titular e 01 suplente;
ü UAB – Universidade Aberta Brasileira – Polo Juína: 01 titular e 01 suplente;
ü Funai: Fundação Nacional do Índio em Juína: 01 titular e 01 suplente
ü CEFAPRO JUÍNA – Centro de Formação e Atualização de Professores: 01 titular e 01 suplente
II – Área não Governamental – a ser composta por representantes dos seguintes seguimentos: