As glebas Iracema 1, 2 e 3 foram contempladas com resfriadores para o acondicionamento da produção leiteira da região, esses resfriadores é do projeto terra sol do INCRA que tem como objetivo oferecer melhores condições de qualidade no armazenamento da produção leiteira.
A atividade leiteira é fonte de renda para diversas famílias da Gleba Iracema, onde é grande o número de pequenas propriedades. Com a bovinocultura de leite as famílias têm uma renda mensal, o que contribui para melhorar a renda e a qualidade de vida dessa população rural.
O senhor Leandro Pardini morador da gleba analisou como positivo a chegada dos resfriadores, mesmo havendo uma demora mas vai nos ajudar muito e evitar o grande desperdício de leite que geralmente acontece em período chuvoso quando aumenta a produção e dificulta a escoação, até mesmo porque a oferta é maior do que a demanda nesse período de chuvas, com os resfriadores, não mais será necessário desfazer do excesso de produção, uma vez que serão devidamente resfriado e acondicionado lá mesmo na localidade para escoação futura.
De acordo com Casagrande Secretário de Agricultura, a Secretaria deu todo suporte documental para que fosse possível deixar em dia todas as certidões e documentos necessários para que os produtores da Gleba Iracema pudessem receber os resfriadores. “Os pequenos proprietários do município, não só da Gleba Iracema como em geral, tem dificuldade para armazenar o leite, a produção era colocada em tarros, o que não mais atendia à Instrução Normativa 62/2011 que prevê a melhoria na qualidade do leite e a diminuição da contaminação por bactérias, mas agora os produtores daquela região não vão mais padecer por falta desse atendimento”, explicou o Secretário.