Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Data: Segunda-feira, 02/09/2013 00:00
Fonte: Assessoria/Sec. Educação

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, através de termo de compromisso assumido pelo Secretário Municipal de Educação e Cultura Professor Ericson Leandro de Oliveira. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a:
I. Alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática.
II. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
III. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Quem são os professores atendidos? São os professores que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e também professores de classes Multisseriadas. O Município de Juina fez a adesão no ano de 2012, e as ações de efetivação iniciou-se no ano de 2013, atendendo ao todo 25 professores alfabetizadores da Zona Urbana e Rural, sob a Coordenação Local da Professora Alba Maria Kohler e da Orientadora de Estudos Marlene Balassoni Volpato.

A cada Unidade trabalhada, corresponde a 12 horas/aula de curso (até a presente data foi trabalhada até a Unid. 5).
Unid. 1: Currículo Concepções de alfabetização e Avaliação;
Unid. 2: Planejamento Interdisciplinaridade Recursos didáticos na alfabetização;
Unid. 3: Ensino do sistema alfabético e relações com consciência fonológica;
Unid. 4: Ludicidade e alfabetização Ambiente  alfabetizador Agrupamentos e diversidade;
Unid. 5: Textos na alfabetização;
Unid.6: Organização do trabalho pedagógico, Projeto didático, Sequência didática e Interdisciplinaridade;
Unid. 7: Progressão Avaliação Dificuldades de aprendizagem;
Unid. 8: Progressão Avaliação Organização da Ação docente Registro