16 de maio dia do Gari profissional quase invisível aos olhos da população

Data: Segunda-feira, 16/05/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

No ofício, seja como coletor ou agente de limpeza, sempre há trabalho pela frente, dia após dia. Afinal, a cidade tem quase aproximadamente 40 mil habitantes que produzem e descartam diariamente resíduos de toda ordem, muitas vezes de modo inadequado.

Ao se deparar com uma farda verde e amarelo nas ruas, você já sabe: é sinal de limpeza. Em uma atividade diária e repetitiva, mas nunca monótona, o uniforme reluzente veste aquele que recolhe a nossa sujeira – e em muitos casos, a nossa falta de educação. Da honrosa equação que torna um trabalho tão árduo quanto digno, o papel do gari tem como saldo a condição de ser essencial.

A definição de uma data para lembrá-lo e homenageá-lo, foi um importante marco para se refletir sobre o respeito e a admiração que a profissão merece. E mais: sobre o quanto a função necessita da colaboração de todos – seja no acondicionamento correto dos sacos de lixo ou no evitar do descarte inadequado de resíduos em terrenos, esquinas e vias públicas.

A bordo dos caminhões coletores ou com a pá e a vassoura na mão, o grupo da limpeza pública que atua na Cidade de Juína conta com um contingente de 61 agentes.

Embora ainda vista com discriminação, a profissão passou a ser mais valorizada ao longo dos últimos anos. O Prefeito Hermes Bergamim, aponta os avanços obtidos em prol do trabalhado por meio da legislação trabalhista. “O pensamento das pessoas tem mudado muito em favor desse importante trabalhador. Isso é importante. O material humano deve ser olhado com preciosismo e nossos garis e coletores merecem nosso respeito por conta de que são eles que todos os dias mantém nossa Cidade limpa e muitas vezes se machucam por causa de mau acondicionamento de nossos lixos, como é o caso de vidros quebrados que quase sempre corta as mãos desses guerreiros, hoje em dia, está cada vez mais claro que gerir recursos é gerir pessoas. Deste modo, para exigir maior produtividade é necessário investir cada vez mais no material humano, principalmente dando condições dos mesmos honrarem seus compromissos podendo contar com seu pagamento sempre em dia.” Ressalta o Prefeito.