Prefeitura de Juína cuidando da água que você consome

Data: Terça-feira, 12/04/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Para garantir mais tranquilidade à população de Juína quanto à qualidade da água tratada que chega nas torneiras, a Prefeitura através da vigilância sanitária coleta aproximadamente 13 amostras em localidades aleatórias do Município e enviam para o MT laboratório na capital para análise.

Técnicos da vigilância sanitária do Município de Juína coletam amostras de água em pontos distintos da Cidade. O objetivo é apresentar para a comunidade o resultado das análises em relação a água que é consumida por todos a fim de assegurar que a água fornecida pelo DAES está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e própria para o consumo humano.

Os trabalhos serão iniciados no dia 13 de abril logo quando o abastecimento de água no município estará com seu controle de distribuição em escala máxima. Inicialmente técnicos químicos fazem a coleta da água no cavalete, ou seja, antes da água entrar na rede do morador, chegando as caixas d'água.

“Essa medida é importante para garantir que a água fornecida pelo DAES não está com nenhum contaminante que pode ser encontrado nas caixas. Seja por falta de manutenção ou limpeza”, diz a engenheira sanitarista Glaucia Soares.

O trabalho de coleta da água na Cidade nos cavaletes de residências e comércio, seguem critérios de escolha dos técnicos da vigilância sanitária e também por meio de cadastros controlados por chamadas, o consumidor liga para o número (66) 3566-2355 e disponibiliza seu imóvel para as próximas coletas.

Os resultados das análises serão apurados no prazo de 10 dias e servirá de contraprova com as análises apresentadas pelo próprio departamento de agua e esgoto DAES. Gláucia ainda destacou que os resultados de janeiro, fevereiro e março foram satisfatórios e a água oferecida a população está dentro dos padrões estabelecidos para consumo humano, a vigilância sanitária em conjunto com DAES vem trabalhando arduamente para oferecer sempre água de qualidade a todos.

Como é feito o teste

Nas amostras são analisados níveis de cloro, cor, turbidez e PH da água.  O resultado detecta se a água está chegando com qualidade e dentro do padrão de confiabilidade exigido.

Além dos testes realizados pela vigilância sanitária, o DAES também realiza análises diárias para atestar que a água tratada pelo departamento é potável, de acordo com os padrões nacionais exigidos.

Limpeza de caixas d'água

A prefeitura de Juína alerta a comunidade de que faz de tudo para garantir a qualidade da água até o hidrômetro, mas que a partir desse ponto é essencial que o morador cuide do armazenamento adequado da água para evitar contaminações no consumo. A limpeza deve ser periódica para não acumular sujeira ou micro-organismos.