De acordo com o ministério da saúde a entrega das vacinas aos municípios está previsto para acontecer em todo o país do dia 30 de abril (com mobilização especial em todo o país) até 20 de maio. A campanha será mantida para esse período, quando os estoques estarão abastecidos para a realização da estratégia nacional.
A campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada para começar em 30 de abril, mas 7 Estados e o Distrito Federal decidiram antecipar a aplicação das doses.
Com a chegada da temporada de gripe antes do esperado, o Ministério da Saúde liberou Estados e Municípios para iniciarem a campanha assim que receberem os lotes de vacina. O H1N1 já matou 71 pessoas até 26 de março, segundo o governo.
Com o aumento de mortes em relação a 2015, quando foram registradas 36 mortes durante o ano todo, também cresceu a procura pela vacina entre a população.
A vacinação contra influenza no SUS é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Veja os locais que adiantaram a campanha: Alagoas, Amapá, Macapá, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Na Grande São Paulo, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 5 anos poderão se vacinar a partir desta segunda-feira (11). Para profissionais da saúde, a vacinação já estava aberta desde o dia 4 de abril. Já mulheres que acabaram de ter bebês, pacientes com doenças crônicas e demais grupos serão vacinados a partir do dia 18 de abril.