O surto de microcefalia no Brasil tem preocupado milhares de futuras mamães a respeito do aleitamento materno. A principal dúvida é se o bebê pode contrair o zika vírus ao ser amamentado. Diante disso, o Ministério da Saúde mantém sua recomendação sobre a importância da amamentação desde o primeiro dia de vida dos bebês.
Em entrevista à imprensa, o secretário de Atenção à Saúde da pasta, Alberto Beltrame, reforçou que não há relação entre aleitamento e a transmissão do zika vírus. "Não há nenhuma evidência de que alguma criança tenha contraído zika por meio do leite materno", afirmou.
Beltrame comentou ainda que não há motivos para que o aleitamento seja contraindicado ou interrompido. "O ministério continua estimulando o aleitamento", reforçou.
Entenda
O mosquito Aedes aegypti é o principal agente transmissor do vírus da dengue. Contudo, pesquisadores descobriram que ele consegue transmitir pelo menos outras duas doenças: a chikungunya e a zika. Essa última tem sido apontada como um dos fatores relacionados com o surto de microcefalia no Brasil.
Agência CNM, com informações do Portal Brasil