Crescem os casos de hanseníase no Estado

Data: Segunda-feira, 19/10/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Segundo o último levantamento do Governo do Estado, foram diagnosticados, 3.009 casos novos de hanseníase, o que equivale a 9,6% dos casos notificados no Brasil, ocupando, dessa forma, o primeiro lugar entre os estados brasileiros.

Uma das doenças de pele mais antigas da história da medicina, a hanseníase apesar de mostrar declínio, ainda é considerada um problema de saúde pública. Causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae (M. Leprae), ela é uma doença crônica e infecciosa, que afeta especialmente a pele e os nervos.

Em Juína, a Secretaria de Saúde tem realizado campanha de conscientização nos bairros no intuito de diagnosticar com a máxima urgência as pessoas com essa enfermidade e assim iniciar o correto tratamento evitando dentre outras fatores, a transmissão entre as pessoas. Além disso, Juína aderiu à Campanha Nacional realizada em parceria pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) e secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Educação.

O diagnóstico da doença ainda é tardio, fator esse que contribui para a manutenção da cadeia de transmissão, além de aumentar as chances de deixar o paciente com incapacidades físicas. O preconceito e o estigma da hanseníase estão ligados, em grande parte, a essas sequelas adquiridas pela detecção tardia e também pela falta de tratamento.

Se você perceber manchas em sua pele com queda da sensibilidade no local, pele seca, febre, dor nas juntas associada a outras alterações no corpo, procure sua unidade de saúde mais próxima para diagnóstico. Vamos eliminar juntos essa doença!