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NOTÍCIA

EDUCADORES E GESTORES SE REÚNEM PARA DISCUTIR O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Data: Sexta-feira, 10/04/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

10 DE ABRIL DE 2015, EDUCADORES SE REÚNEM PARA DISCUTIR O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO

Uma significativa participação de Educadores e parte da Sociedade de Juína marcou este dia tão importante para nossa Educação. O Plano Municipal de Educação representa o conjunto de avanços que a Sociedade deseja para a Educação em Juína para os próximos 10 anos.

Métodos modernos de ensino, uma filosofia Educacional atualizada com profissionais comprometidos e instalações adequadas farão com que as metas do plano Decenal sejam atingidas principalmente se estivermos sempre atentos e preparados para aceitar inovações que poderão surgir durante a execução deste plano”. Diz Ericson Leandro Secretário Municipal de Educação.

 

Ajudar a melhorar a Sociedade através da Educação é uma missão de grande responsabilidade e um imenso desafio mas é também uma honra e um privilégio somente destinado aos Educadores

O Plano municipal de Educação de Juína-MT é resultado de uma construção coletiva envolvendo todos os Profissionais da Educação Municipal, diagnosticando a realidade Educacional e propondo diretrizes e metas para a Educação do Município nos próximos dez(10) anos a partir do contexto Nacional, da legislação vigente e das necessidades apresentadas pela Sociedade contemporânea.

 

O PME originou-se do Plano Nacional de Educação – PNE,Lei nº 10.172/2001, a qual determina que a partir dos pressupostos diretrizes e metas do PNE cada Município construa o seu plano de Educação. “Essa elaboração cumpriu a legislação e permitiu pensar e repensar a Educação de Juína e projetá-la para um futuro próximo atendendo os anseios do município e sendo coerente com toda conjuntura social, política e cultural do Município e do País”. Resume o Professor Ericson.

Este PME de hoje 10 de Abril é a proposta de ação da Educação no Município de Juína para a década de 2015 a 2025 e caracteriza-se pela elaboração coletiva da Sociedade Juinense e dos Educadores do Município com o projeto de Educação do Município com mais qualidade e mais dedicação.

Os planos Municipais de Educação são instrumentos importantes na efetivação do direito à Educação de qualidade de um Município no período de dez anos. Tem-se aí um primeiro desafio. Eles atuam contra a descontinuidade das políticas e têm a possibilidade de abranger o conjunto do território, promovendo um diálogo entre as diferentes redes atuantes, sejam elas Municipais, Estaduais, Federais ou privadas.

Para além da demanda de estabelecer ou revisar os planos Educacionais, também se faz necessária à implementação de processos participativos durante a elaboração dessas políticas. Isso significa considerar juntamente com gestores e especialistas à participação de toda a comunidade, como pais ou responsáveis, estudantes, coordenadores e outros.

 Essa é uma maneira de trazer legitimidade ao plano, de fazer com que ele reflita as demandas locais e, assim, ganhe o reconhecimento da comunidade educacional. E como estruturar esse processo participativo? Como garantir uma gestão democrática que considere e encaminhe os apontamentos feitos pela sociedade? Quais são os desafios eminentes dos gestores públicos e escolares? Por que garantir a participação?

Além de a participação ser um direito de todo cidadão (prevista na CF/1988, LDB/1996, PNE/2001 e PNE/2011), que deve ter garantidas possibilidades de criticar e reivindicar seus direitos e da coletividade, ela também se configura como instrumento de qualificação e aprimoramento das políticas públicas. “Diversificar sujeitos e vozes é uma forma de garantir maior envolvimento das pessoas e instituições, de mobilizar compromissos e de aproximar as diretrizes políticas das demandas sociais”, Resume Hermes Bergamim  Prefeito de Juína, que concentra o máximo possível de atenção em sua gestão para uma melhor Educação no Município. “Não se trata de transferir a responsabilidade para a sociedade civil. Ainda que a responsabilidade seja do Estado e do Município, a construção dessas etapas precisa ser dividida com a comunidade Educativa e outros segmentos sociais interessados e atingidos pelos efeitos dessas políticas para que suas demandas sejam refletidas no desenho das políticas educacionais”, considera Bergamim. A participação, no entanto, nem sempre acontece de maneira espontânea. “Embora tenhamos conquistado espaços participativos, eles pouco influenciaram na tomada de decisão da gestão pública brasileira”. “Diminuir essa cisão é um desafio da nossa redemocratização”, reconhece o Prefeito.