A hanseníase tem causado complicações a saúde pública, sintomas da doença pode ser percebido por qualquer pessoa que receber pequenas orientações, A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina.
Em Juína o CTA/SAE constantemente orienta a população sobre a busca pela cura conforme relata o enfermeiro Anderlei Colares. “A doença é causada pelo bacilo de Hansen, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária”, informa.
Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.
O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.