Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

SAIBA MAIS SOBRE A ESTRATÉGIA DO GOVERNO FEDERAL "NutriSUS"

Data: Quinta-feira, 05/03/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação lança a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó – Nutrisus, incluso no componente II do Programa Saúde na Escola (PSE). A estratégia visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais.

No Brasil, estima-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos apresentem anemia, sendo mais frequente em menores de dois anos. A expectativa é que a suplementação alimentar reduza este índice. De acordo com o Estudo Nacional de Fortificação da Alimentação Complementar (ENFAC), realizado pelo Ministério em parceria com a USP, a suplementação reduz em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro após o uso do sachê em pó.

No município de Juína-MT a implantação da Estratégia teve início no dia 02 de março de 2015, nas creches participantes do PSE (Arco-Íris, Nosso Lar, Vasco-Papa) e que também foram selecionadas pelo Ministério da Saúde. Beneficiando crianças de 6 a 48 meses que permanecem período integral e que os pais/responsáveis autorizaram por meio de um termo de consentimento para que a criança faça uso dos saches nas creches. É importante ressaltar que a criança somente fará uso dos saches mediante a autorização dos pais/responsáveis. Para isso foram realizadas palestras de conscientização nas creches para os pais, onde as nutricionistas Luciely Fernandes de Lara e Margaretha Borg esclareceram as dúvidas e informaram que a fortificação é contra-indicada somente para crianças portadoras de doenças relacionadas ao acúmulo de ferro (anemia falciforme, talassemia, hemocromatose). É importante destacar que a criança que recebe o sachê de micronutrientes na creche não deve receber os suplementos de ferro, para fins preventivos.

Os saches foram entregues para as creches, cada sache é composto de 15 micronutrientes e é facilmente administrado, devendo ser adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas à criança. O suplemento não altera o sabor do alimento, o que evita rejeição, é de fácil absorção pelo organismo e não causa irritação gástrica. O consumo do sachê deve ser feito durante 60 dias e ter uma pausa por quatro meses. O ciclo deverá se repetir até a criança completar três anos e onze meses.