UNEMAT pode ter nucleo em Juína a partir de 2014

Data: Terça-feira, 01/10/2013 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

O sonho de uma universidade publica federal em Juína esta com os dias contados pare ser uma realidade, vale ressaltar que a implantação de um campus da Universidade do Estado de Matogrosso é de fundamental importância para a sociedade de Juína e região. É um sonho antigo de mais de 100 mil habitantes que compõe o Vale do Juruena, região noroeste do estado de Matogrosso. Alguns por falta de oportunidade tiveram este sonho protelado e muitas vezes não realizado, outros decidem por realiza-lo em outras cidades ou até mesmo em outros estados, muitas vezes ficando longe de amigos, familiares, passando dificuldades financeiras e falta de conforto, entre outros contratempos.

A oferta de cursos superiores, com certeza, trará qualificação, potencial intelectual, econômico e desenvolvimento para Juína e região. A demanda existe e precisamos intensificar este elo entre a sociedade e a universidade pública.

Na manhã do dia 27/09 aconteceu no auditório da câmara municipal uma solenidade para receber, o Mestre Adriano Aparecido da Silva, reitor da Universidade do Estado de Matogrosso e também o deputado estadual Geraldo Riva além do prefeito municipal Hermes Lourenço Bergamin, secretário municipal de educação e cultura senhor Ericson Leandro, Paulo Roberto Tiepo, presidente do poder legislativo de Juína, entre outras autoridades para debater a implantação de um campus da UNEMAT em Juína.

Em sua fala o prefeito Bergamin disse que não basta apenas implantar um campus da UNEMAT, “não adianta implantar um campus da Universidade do Estado de Matogrosso pros nossos jovens ter uma chance de fazer um curso superior gratuito, se este curso não for um bom curso, onde o nossos jovens vão estudar, se formar e já saírem da faculdade com emprego garantido, ou seja temos de trazer bons cursos para nossa região, quem sabe talvez pensar em um curso de medicina, enfermagem, engenheiro civil, engenheiro florestal, agronomia entre outros que realmente tem haver com a nossa realidade”, - dispara.

O deputado Riva disse que se tivesse o poder em suas mãos implantaria um campus em cada cidade do estado, “infelizmente eu não tenho esse poder, pois se tivesse toda cidade do estado teria uma universidade do estado, mas oque podemos fazer é pelo menos pleitear a implantação de um campus em cada cidade polo, e eu tenho um compromisso de não terminar o meu mandato sem antes implantar um campus da UNEMAT em Juína”.

O secretário municipal de Educação, Ericson Leandro, que já atua na educação publica a muitos anos, sabe bem da necessidade de uma universidade publica para o município, “o campus da UNEMAT não atenderia somente a cidade de Juína, mas sim uma região com mais de 100mil habitantes. Sabemos deste anseio e por isso não medimos esforços para junto ao prefeito Hermes Bergamin buscar esse campus para cidade de Juína, e nos daremos todas as condições para que esse campus seja instalado o mais breve possível em nossa cidade”. – ponderou.

A boa noticia veio no final da solenidade, dada pelo próprio reitor da UNEMAT Mestre Adriano Aparecido da Silva “estamos com tudo pronto para começar a funcionar um nucleo da UNEMAT aqui em Juína ainda no inicio de 2014, falta agora decidir quais os cursos. Não teremos muitos cursos no inicio, mas teremos pelo menos dois, conforme for passando os anos veremos a necessidade de novos cursos e implantaremos conforme a necessidade e disponibilidade. Após a implantação do nucleo da UNEMAT, daremos inicio a implantação do campus.”. – finalizou.