Após o êxito de diversos mutirões de audiência realizados anteriormente, que resultaram em mais de 1.800 processos arquivados, a 1ª Vara da Comarca de Juína se prepara para a realização de novos mutirões de execução fiscal no próximo mês de março em parceria com as prefeituras de Juína e Castanheira.
O juiz Roger Augusto Bim Donega, titular da vara, informou que o trabalho realizado nos mutirões anteriores impulsionou quase 800 processos de uma só vez. Além disso, a realização de quase 100 audiências por quatro estagiários voluntários culminou em aproximadamente 80 acordos entabulados entre as partes.
Conforme o magistrado, mais de 200 processos também foram extintos com resolução de mérito e mais de 50 acordos foram firmados entre as partes que procuraram a Prefeitura Municipal de Juína após serem intimadas para o mutirão. Houve ainda o desarquivamento de quase 500 processos parados há vários anos na 1ª Vara, para que também entrem no próximo mutirão e sejam devidamente finalizados.
“Os mutirões auxiliam a diminuir as demandas repetitivas e de baixo custo que abarrotam o Judiciário. Essas causas exigem o mesmo trabalho que os processos de média e alta complexidade, impactando no congestionamento da Justiça”, afirmou a magistrado.
Segundo Donega, uma das vantagens para aqueles que fazem um acordo com a Justiça é que podem tirar o seu nome dos Serviços de Proteção ao Crédito e voltam a ter poder de compra no mercado.