No próximo domingo, 31 de agosto, Juína será palco do 3º Desafio Quatro Morros, uma das provas de ciclismo mais aguardadas da região. O evento é promovido pela Associação de Ciclismo de Juína, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Esporte, Saúde e Cultura, além de contar com a parceria do Ministério Público, em uma ação que une esporte, promoção da saúde e solidariedade.
Com percursos de 62 km para os mais experientes e 21 km para iniciantes e passeio, a prova é aberta a ciclistas de todos os níveis. "Queremos que todos participem, até quem está começando. O esporte ao ar livre ajuda no combate a transtornos como ansiedade e depressão. É saúde mental, física e qualidade de vida", explicou o cardiologista Hélio Márcio Zanela, presidente da associação.
A secretária de Saúde, Marcela Américo, destacou que o evento marca também o início das ações do Setembro Amarelo. Durante toda a manhã, a Secretaria de Saúde estará presente com vacinação, aferição de pressão, orientações sobre saúde mental, treinamento de primeiros socorros, atualização do cartão SUS e coleta de doação de sangue. "É um momento de mobilização em favor da vida e da saúde pública", afirmou.
A expectativa é receber atletas de várias cidades e estados, com estrutura organizada para acolher os participantes e o público. Segundo Ayla Monique, secretária da associação, o percurso chama atenção por sua elevação e nível técnico, Teremos campeões mato-grossenses e atletas de nível nacional. E toda a arrecadação do evento será revertida em kits maternidade para ação social", explicou.
Além da competição, o domingo será de lazer e integração. “Teremos música ao vivo, transmissão do percurso, espaço com alimentação e um ambiente familiar preparado para receber a população”, destacou Ernani Leitner, assessor de Cultura. A concentração acontece a partir das 6h com café da manhã para os atletas, e a largada oficial será às 7h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.
Com esporte, saúde e solidariedade, Juína avança.