PREFEITURA REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DENGUE E CHIKUNGUNYA

Data: Sábado, 07/02/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

De acordo com dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde , foram confirmados 160 casos de Dengue entre 1º e 17 de janeiro deste ano. Em 2014, durante o mesmo período, 455 casos foram registrados em todo estado. Em Juína no 1º semestre de 2014 foram notificados 160 casos com 88 confirmados. E graças ao excelente trabalho da equipe de vigilância epidemiológica da secretaria de saúde da prefeitura Municipal de Juína no 2º semestre de 2014 foram notificados 38 casos com 16 confirmados, com uma queda considerável nos números.

A Prefeitura Municipal de Juína realiza neste sábado 07 de Fevereiro na Praça da Bíblia no centro da cidade, o Dia D contra o mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya.

O objetivo do dia D é de mobilizar a população e chamar a atenção da sociedade para os riscos que a população corre caso os cuidados necessários e essenciais não sejam tomados para combater o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão tanto da dengue e da Febre Chikungunya.

Conforme a Agente de combate as Endemias de Juína, o principal criadouro do mosquito da dengue, são os recipientes que se encontram no solo, como: Caixas d’águas destampadas, pneus, vasos de plantas e tambores.

“72,1% dos criadouros de mosquito encontrados são os depósitos para armazenamento de água no solo, como caixa d’água baixa e tambores.  Desses, 17,7% está no lixo e 4,8% em depósitos domiciliares, como materiais jogados nos quintais e vasilhas de água para cachorro” afirmou o secretário de saúde Agostinho Bespalez Filho.

Prevenção: não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.