Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Semana de Capacitação dos Vacinadores Reforça Qualidade da Imunização em Juína

Data: Quinta-feira, 13/02/2025 09:06


A Central Municipal de Rede de Frio (CMRF), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, desempenha um papel essencial no planejamento integrado e no armazenamento de imunobiológicos, recebidos da instância estadual e regional, para abastecimento das salas de imunização do município. Além disso, realiza atividades de apoio administrativo, técnico especializado, logístico e educacional.

Desde sua recente inauguração na sede própria do município, a Central tem se destacado pelo trabalho contínuo para garantir as melhores práticas de imunização nas 17 salas de vacina do município.

Nesta semana, a Prefeitura de Juína, em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-MT), está promovendo um curso de 40 horas voltado à capacitação dos profissionais que atuam nas salas de vacina. O objetivo é aprimorar os conhecimentos técnicos e práticos dos vacinadores, garantindo um serviço cada vez mais qualificado para a população.

Segundo a enfermeira Nilza Nobre, a educação continuada é fundamental para a manutenção da qualidade dos serviços prestados e para a evolução da prática profissional. Com os avanços nas pesquisas e tecnologias, o Ministério da Saúde constantemente atualiza os manuais e notas técnicas, tornando essencial a reciclagem dos profissionais para que possam oferecer um atendimento eficiente, prevenindo doenças graves e reduzindo a disseminação de agentes infecciosos na comunidade.

Atualmente, Juína conta com 17 salas de vacina, sendo 14 localizadas dentro das Unidades de Saúde da Família (USF), oferecendo imunização conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Além dessas, há uma sala exclusiva para pacientes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), outra na Casa de Saúde Indígena (CASAI), atendendo exclusivamente os povos indígenas em território indígena, e uma sala na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que disponibiliza soros e imunoglobulinas para casos específicos.

Os dados de imunização do município refletem o comprometimento das equipes de saúde: em 2024, foram aplicadas mais de 46.750 doses de vacinas entre rotina e campanhas, além de 142 doses de soros e imunoglobulinas.

Vacine-se! Procure sua unidade de saúde com o cartão de vacinação e um documento pessoal para manter seu esquema vacinal atualizado.