Lançamento do Projeto de Terraceamento: Conservação do Solo e Água na Bacia do Rio Perdido

Data: Sexta-feira, 17/05/2024 10:51
Fonte: Imprensa/PMJ

A prefeitura municipal de Juína, através da secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com o IFMT Campus Juína, a Escola Paulo Freire, a ANJU e o MPMT, tem se destacado na recuperação e conservação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Perdido através do Programa de Recuperação das Nascentes do Córrego Passo Preto. Nos últimos três anos, diversas ações foram implementadas, tornando-se um modelo de gestão de bacias hidrográficas, integrando técnicas como reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs), construção de barraginhas e sistemas caxambu, análise das características das águas, e monitoramento pluvial e fluviométrico, além de educação ambiental.

Em resposta à grave crise hídrica de 2023 causada pelo fenômeno El Niño, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em colaboração com o Programa Passo Preto, propôs uma nova ação para a Bacia do Rio Perdido: a construção de terraços em curvas de nível. Esta técnica visa, principalmente, à recarga eficiente do lençol freático e ao aumento da produtividade agrícola, mitigando os processos erosivos.

O Rio Perdido, um tributário do rio Juinão ou Juína Mirim, é formado pela confluência dos córregos Socó-boi e Passo Preto, e abastece o sistema de águas e esgoto da cidade de Juína. A bacia que forma essa região abriga mais de uma centena de nascentes, a maioria delas degradadas. A escolha da sub-bacia do Córrego Passo Preto para o projeto de terraceamento deve-se à sua importância no abastecimento urbano.

A técnica de terraceamento, conforme a Embrapa (2017), consiste na construção de uma estrutura transversal ao maior declive do terreno, composta de um dique e um canal. Esta estrutura retém e infiltra as águas das chuvas, reduzindo a velocidade de escoamento superficial e contribuindo para a recarga de aquíferos. Os terraços são adaptados de acordo com as características da chuva e da paisagem, e suas práticas de manejo agrícola.

O projeto será executado em cinco etapas: levantamento aerofotogramétrico e mapeamento da sub-bacia, produção de relatório técnico e plano de ação com apresentação em campo para construção dos terraços, contato com proprietários das áreas onde os terraços serão construídos, construção dos terraços utilizando um equipamento.

Essa iniciativa conta com a coordenação de profissionais especializados, como Josemir Paiva Rocha, geógrafo do IFMT Campus Juína; Wagner Smerman, biólogo da Escola Municipal Paulo Freire e da Secretaria Municipal de Educação de Juína; e Adalberto Rodrigues, agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Juína. Além disso, o projeto conta com o apoio e a colaboração de diversas instituições e entidades, como o Programa Passo Preto, a Prefeitura Municipal de Juína, o IFMT, o Instituto Ambiental Rio Perdido, o COMDEMA, a SEMA, a EMPAER, o IBAMA, o MPMT, a Escola Municipal Paulo Freire e a Associação Nova Conquista. Essa cooperação entre diferentes setores evidencia o compromisso conjunto com a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.