Realizado em Juína o Primeiro Encontro da Educação Municipal com Foco na Educação Especial e Inclusiva

Data: Quinta-feira, 16/05/2024 10:32
Fonte: Imprensa/PMJ

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Juína promoveu o 1° Encontro da Educação Municipal de Educação Especial e Inclusiva, com o intuito de destacar a importância e a necessidade da implementação dessas práticas no contexto educacional. O evento teve como foco a promoção da equidade escolar, o desenvolvimento integral dos estudantes, o respeito à diversidade e a conscientização para erradicar a discriminação, além de fomentar oportunidades igualitárias e direitos para todos os alunos.

O secretário da Educação, Ericson Leandro Oliveira, ressaltou: "Com um único objetivo, fazer com que realmente a inclusão dos alunos especiais seja realmente feita, não ficar no papel, só no discurso, mas que realmente aconteça."

Com uma estimativa de 163 crianças especial laudadas e outras em processo de avaliação, as escolas da rede municipal de Juína tem o desafio de atender às necessidades educacionais especiais de seus estudantes.

A palestrante do evento foi Vanessa Corrêa Pereira, Terapeuta Ocupacional da cidade de Ituiutaba, MG. O encontro, realizado no dia 14/05, foi direcionado a professores e gestores escolares, enquanto no dia 15/05 houve um momento dedicado às famílias dos estudantes da educação especial da rede municipal e logo após um encontro com auxiliares pedagógicas de sala, cuidadores de crianças especiais, técnicos de gestão escolar, infraestrutura, nutrição, motoristas e gestores escolares. Durante este encontro, foi lançado o Projeto Pedagógico Inclusivo "O Mundo do Theo". Este projeto tem como objetivo principal estimular professores, alunos e familiares a compreender e colaborar na construção de um ambiente inclusivo para crianças com transtorno do espectro do autismo, tanto dentro quanto fora da escola.

Para maiores informações:

Secretaria Municipal de Educação e Cultura (66) 99282-6073