CMDC lança campanha "Cidadão Solidário" em Juína: Participe da destinação do imposto de renda para projetos sociais

Data: Segunda-feira, 25/03/2024 08:09
Fonte: Imprensa/PMJ

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDC) lançou oficialmente a campanha "Cidadão Solidário" em Juína, uma iniciativa que visa incentivar a destinação do imposto de renda para projetos sociais e culturais do município. A ação foi anunciada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Sicredi, Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso e CDL/ASCOM,  e tem como objetivo mobilizar a população em prol do bem-estar da comunidade.

Leandro Honório, presidente do Conselho explica que a destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de contribuir para a proteção de crianças, adolescentes e idosos, além de apoiar atividades culturais, audiovisuais e desportivas.

“Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar dessa iniciativa, colaborando para o desenvolvimento de projetos que impactam positivamente a sociedade local”, enfatizou Leandro.

Segundo o Prefeito de Juína, Paulo Veronese, a campanha "Cidadão Solidário" é uma oportunidade para que a comunidade juinense participe ativamente contribuindo com projetos sociais da nossa cidade.

"A destinação do imposto de renda é uma maneira de direcionar recursos para áreas que necessitam de apoio, promovendo o desenvolvimento na área social e cultura da nossa cidade. Portanto, convido a todos os empresários, sociedade civil em geral para que se informe com o contador e faça parte dessa rede solidária", destacou o prefeito.

A diretora da Escola Pestalozzi de Juína, Sorélia Sousa, ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para as instituições que trabalham com crianças e adolescentes.

"Os recursos provenientes da destinação do imposto de renda são fundamentais para garantir a continuidade e a qualidade dos nossos projetos educacionais e sociais. Contamos com o apoio da população de Juína para fortalecermos ainda mais esse trabalho", afirmou Sorélia.

Como participar

Pessoa Física: Durante a declaração do imposto de renda, é possível destinar até 6% do imposto devido para fundos especiais de proteção à criança, ao adolescente e ao idoso, projetos de incentivo à cultura, produção audiovisual e atividades desportivas. Esses valores são deduzidos do imposto a pagar, sem custo adicional para o contribuinte.

Pessoa Jurídica: Empresas tributadas pelo lucro real também podem contribuir destinando parte do imposto devido para os mesmos fins, conforme previsto em lei.

Além disso, ao longo do ano, é possível fazer doações diretas para os fundos e projetos previamente aprovados pelos órgãos competentes, possibilitando uma contribuição contínua para o desenvolvimento local. Participe da campanha "Cidadão Solidário" e faça a diferença na vida de quem mais precisa. Sua colaboração é fundamental para construirmos uma cidade mais solidária e inclusiva.