Prefeitura de Juína promove coleta de Exame Preventivo do Colo do Útero no Março Lilás

Data: Sexta-feira, 15/03/2024 09:51
Fonte: Imprensa/PMJ

No âmbito da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero, a Prefeitura de Juína está intensificando suas ações durante o mês de março, conhecido como Março Lilás. Uma das iniciativas destacadas é a oferta de coleta de Exame Preventivo do colo do útero, popularmente conhecido como Papanicolau, em todas as unidades básicas de saúde do município.

Neste sábado, dia 16 de março, das 8h às 17h, as unidades básicas de saúde (com exceção das UBS's Palmiteira e Padre Duílio que já fizeram a campanha no último sábado), estarão disponibilizando este serviço essencial para as mulheres da cidade. O objetivo é facilitar o acesso e incentivar a realização periódica deste exame, que é fundamental na detecção precoce de alterações que possam indicar a presença de lesões pré-cancerígenas ou câncer.

O Exame Preventivo do colo do útero é simples, rápido e indolor, e sua realização regular é essencial para a manutenção da saúde ginecológica. Mulheres com vida sexualmente ativa, entre 25 e 64 anos de idade, devem realizar o exame periodicamente, conforme orientação médica.

É fundamental que as mulheres juinenses aproveitem esta oportunidade para cuidar da sua saúde e realizar o Exame Preventivo do colo do útero. Compareça à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência neste sábado, dia 16 de março, e garanta sua prevenção.