Delegado da Junta Militar de Juína orienta sobre prazo para alistamento militar

Data: Segunda-feira, 19/02/2024 08:44
Fonte: Imprensa/PMJ

Todo brasileiro do sexo masculino, ao completar 18 anos, está sujeito ao alistamento militar obrigatório, conforme previsto na Lei do Serviço Militar. Em Juína, o processo de alistamento e incorporação para o Exército é conduzido pela 13ª Delegacia do Serviço Militar, sob a supervisão do Tenente Monteiro. A Junta Militar atende atualmente no prédio da Prefeitura de Juína, das 7h às 13h.

O alistamento, um dever cívico, é realizado anualmente e está em vigor desde 1906, quando foi instituído pela Lei nº 4.375, conhecida como Lei do Serviço Militar. O período para realizar o alistamento ocorre entre 1º de janeiro e 30 de junho de cada ano. Para efetuar o alistamento, os jovens podem acessar o site alistamento.eb.mil.br  ou dirigir-se à Junta de Serviço Militar de Juína.

O Tenente Monteiro, responsável pela 13ª Delegacia do Serviço Militar em Juína, destaca a importância do alistamento para a formação cívica e o comprometimento com a defesa nacional. E já comunica que o juramento a Bandeira dos cidadãos que foram dispensados será feito no dia 8 de maio desse ano.

"O Serviço Militar é uma oportunidade para os jovens brasileiros contribuírem com seu país, além de ser uma experiência enriquecedora em termos de disciplina e responsabilidade. Esse ano durante as festividades do aniversário de Juína, faremos o juramento a bandeira, na praça da Bíblia, daqueles que foram dispensados", explica o Tenente Monteiro.

Para os jovens nascidos no ano de 2006, é importante que estejam atentos ao processo de alistamento, uma vez que fazem parte da classe de alistamento deste ano.

Após o alistamento, os jovens podem ser selecionados para realizar o Serviço Militar Inicial. O acompanhamento da situação do alistamento pode ser feito no mesmo endereço onde foi realizado o cadastro inicial, no site alistamento.eb.mil.br. É importante ressaltar que o serviço militar inicial não implica necessariamente em seguir carreira militar, sendo uma oportunidade para o jovem contribuir com seu país por um período determinado.

O prazo para o alistamento militar em Juína e demais municípios do país está aberto, e é fundamental que os jovens estejam cientes de sua obrigatoriedade e realizem o processo dentro do período estipulado.