Ação conjunta entre Prefeitura de Juína e Corpo de Bombeiros visa combater focos do mosquito transmissor da dengue

Data: Sexta-feira, 09/02/2024 08:58
Fonte: Imprensa/PMJ

Uma parceria sólida entre a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros deve intensificar o combate à Dengue. Pelo terceiro ano consecutivo, as equipes se unem com um objetivo de fiscalizar as calhas de residências e empresas, identificando possíveis focos do mosquito transmissor da doença.

A operação, que tem início nesta sexta-feira, mobilizará uma equipe do Corpo de Bombeiros, que será responsável por identificar os locais com potenciais problemas, utilizando imagens aéreas feitos por drone.

"Sabemos que a dengue, nesse período de chuvas, é um problema sério, e aqui em nosso município estamos comprometidos em colaborar com a comunidade para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Nossa missão é proteger a população e garantir um ambiente mais seguro para todos", destaca o Soldado Reis.

Já a equipe da Vigilância Sanitária, coordenada por Geaine Rodrigues, estará encarregada de notificar os moradores e responsáveis por estabelecimentos comerciais sobre a necessidade de resolverem os problemas identificados.

"É fundamental o engajamento de todos na prevenção da Dengue. Nosso trabalho consiste em orientar e conscientizar a população sobre os riscos e medidas preventivas", ressalta Geaine Rodrigues.

A ação conjunta contará com o apoio da comunidade, que também desempenha um papel fundamental na identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito. A colaboração de todos é essencial para o sucesso desta operação e para a proteção da saúde pública.

A expectativa é de que, com a intensificação dessas ações de fiscalização e conscientização, seja possível reduzir significativamente a incidência de casos em Juína, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para todos os cidadãos.

Operação "Todos contra a dengue"

Em paralelo a Prefeitura segue com a operação de limpeza pública, retirando lixos e entulhos dos bairros da cidade. A limpeza já foi realizada nos bairros Padre Duílio e Palmiteira e esta semana a equipe concentra a força tarefa no bairro Módulo Seis. Reforçando que está sendo recolhido apenas entulhos. A Prefeitura pede a compreensão e colaboração da comunidade para garantir a eficácia da limpeza e minimizar os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.