O Dia Mundial Contra Câncer, 4 de Fevereiro, é construído sobre o sucesso de uma campanha de visibilidade do objetivo 5 da Declaração Mundial do Câncer: combate a estigmas e mitos sobre o câncer, sob o slogan “Desmascarando os mitos”.
O Dia Mundial Contra Câncer é a chance de elevarmos nossas vozes em coro pela difusão do conhecimento generalizado sobre o câncer e contra as falsas ideias em relação à doença. Em todo o mundo, mensagens são criadas para enfrentar quatro mitos sobre a doença: “Câncer?
Nem quero falar sobre Isso!”, “Não dá para saber se temos ou não”,
“Não dá para evitar o câncer” e “Eu não tenho direito a tratamento de câncer”.
Além de alinhadas com as metas globais de auxílio da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), as mensagens podem ser trabalhadas por membros, parceiros e aqueles que apoiam de acordo com as próprias necessidades.
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da UICC que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer. Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por diversos países.
No Brasil, a iniciativa tem apoio do INCA, que é instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.
O Dia Mundial Contra Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.
A campanha de 2015 prova que soluções existem e que estão ao nosso alcance. Seus objetivos são: