Servidores da Prefeitura participam de treinamento em Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE)

Data: Quinta-feira, 25/01/2024 09:04
Fonte: Imprensa/PMJ com assessoria MídiaNews

Servidores da Secretaria de Finanças e Administração estão participando esta semana de um treinamento para utilização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), plataforma de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos, realizado pelo O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

Ao longo de três dias, eles receberão informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário para operacionalização do sistema. A capacitação está sendo realizada na Secretaria Municipal de Educação da Capital.

Segundo o subsecretário da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), Guilherme de Almeida, o GPE nada mais é do que um Programa que ensina, orienta e que ajuda o gestor a planejar seu município.

Jeferson Boese, coordenador do GPE em Juína, assegurou que os resultados já são observados pelo Município.

“A gente fica muito grato de poder participar dessas capacitações. Todo conhecimento que adquirimos aqui, levamos para o município, implementamos e os resultados estão aparecendo de forma exponencial.”

O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) foi lançado em 2022, na gestão do conselheiro José Carlos Novelli, com o objetivo de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. A proposta conta com 118 municípios adesos e já validou os mapas estratégicos de mais de 100 municípios.