Secretaria de Educação realiza o 2º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT

Data: Terça-feira, 05/12/2023 14:04
Fonte: Imprensa/Educação

No dia 29 de novembro de 2023, o 2º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT foi realizado no local AJES. O evento contou com uma programação abrangente, dividida em duas partes: matutino e vespertino.

Pela manhã, as atividades tiveram início às 7h00 com o credenciamento dos participantes, seguido pela composição da mesa às 7h10. A abertura oficial ocorreu às 7h20 com o Hino de Juína e, em seguida, foram realizadas apresentações do CEI Criança Feliz e uma emocionante apresentação teatral dos alunos do 1º e 2º ano do CEJA Alternativo/Dom Franco.

Após as apresentações, o prefeito e membros da mesa proferiram discursos de abertura às 7h40. Em seguida, às 8h00, foi realizada a premiação das professoras alfabetizadoras referente ao ano de 2022, reconhecendo seu importante papel no processo de educação.

Às 8h10, a Coordenadora Regional Elis Regina Vilela Batistti ministrou uma palestra, trazendo insights e conhecimentos relevantes para o programa. Em seguida, às 8h40, houve o relato de boas práticas das Unidades Escolares, com a abertura feita pela Coordenadora Municipal Thaila Daniella dos Santos Hellwich.

Durante a manhã, foram apresentadas diversas unidades escolares, incluindo CEI Criança Feliz, CEM Vasco Papa, CEI Nosso Lar, Anexa Ceja Alternativo, CEI Dom Franco Dalla Valle, E.R.M Euclides da Cunha, CEI Bruno Leonardo, CEI Menino Jesus e CEM São Cristóvão. O Coffee Break foi oferecido às 9h25 para um momento de confraternização e descanso.

Após o intervalo, o evento adentrou a programação vespertina. Às 13h00, houve a apresentação da E.M Paulo Freire, seguida por uma apresentação musical da E.M Padre José de Anchieta às 13h20. A Coordenadora Municipal Thaila Daniella dos Santos Hellwich fez uso da palavra às 13h40min, seguida pelas Formadoras Municipais da Alfabetização e Educação Infantil, Renata Rodrigues e Tatiane Ferreira Garcia, respectivamente.

As apresentações das unidades escolares continuaram com a E.M Padre José de Anchieta às 14h00min, E.R.M Osvaldo Cruz às 14h20min, E.M Paulo Freire às 14h35, E.M Maria Hilda às 14h45 e E.R.M Alvares de Azevedo às 15h00. Um novo Coffee Break foi oferecido às 15h15 para dar continuidade à tarde de atividades.

Após a pausa, as atividades seguiram com a E.R.M Vinicius de Moraes às 15h30min, CEI Luiz Felipe às 15h40 e CEI Arco Iris às 15h50. Em seguida, às 15h55 , houve uma Mostra Pedagógica nas salas de aula, proporcionando uma oportunidade de compartilhar práticas educacionais e experiências.

O encerramento do 2º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT ocorreu às 17h00 , marcando um dia repleto de aprendizado, troca de conhecimentos e valorização dos profissionais envolvidos no processo de alfabetização. O evento consolidou-se como um espaço de reflexão e fortalecimento do programa, impulsionando ainda mais a educação no município.