Prefeitura de Juína inicia o Programa "Fila Zero" para realização de 980 exames de Ressonância Magnética

Data: Segunda-feira, 27/11/2023 13:31
Fonte: Imprensa/PMJ

A Prefeitura Municipal de Juína, em uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, consolidou uma significativa parceria com o Governo do Estado ao aderir ao programa "Fila Zero". O objetivo primordial é a redução das longas filas de espera para exames de ressonância magnética referentes ao período de 2018 a 2021.

O prefeito Paulo Augusto Veronese expressou o compromisso da secretaria em extinguir as filas de espera, um anseio antigo dos pacientes que aguardam há anos. Durante os dois anos de sua gestão, diversos exames obtiveram agilidade, com solicitações zeradas. Agora, é a vez dos exames de ressonância, cuja primeira etapa contemplará 980 pacientes, encurtando significativamente o tempo de espera, uma vez que até na capital do estado essa demanda não seria atendida de forma tão eficaz.

Marcela Américo Ortolan, secretária de saúde, explicou que a adesão de Juína ao programa "Fila Zero" possibilitará a realização de todos os exames de ressonância magnética aguardando na fila até 2021. A regulação municipal, por meio de um levantamento, elaborou um projeto que foi apresentado e aprovado pelo governador Mauro Mendes. A parceria com a Sanitas, empresa local, agora permite que os serviços sejam realizados sem a necessidade de deslocamento dos pacientes até a capital.

Marcela enfatizou a importância de atualizar os cadastros dos pacientes na fila, fornecendo informações precisas como o cartão SUS, endereço e um número de telefone ativo para facilitar o contato para a realização dos exames. Após a conclusão, os resultados seguirão para o médico responsável pela solicitação para avaliação.

O Dr. Edson Coutinho, destacou que a empresa Sanitas possui uma estrutura moderna capaz de atender à demanda do projeto. Essa parceria, já em vigor há mais de quatro anos, resulta de negociações prévias com o prefeito Paulo Veronese, visando suprir a considerável demanda de exames no município.

Agora, em colaboração com o Estado, os exames estão sendo realizados diariamente, abrangendo pelo menos 30% da demanda existente. A iniciativa representa um avanço significativo na saúde pública local, proporcionando acesso rápido e eficiente aos exames de ressonância magnética.