Secretaria de Educação realiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação

Data: Segunda-feira, 13/11/2023 08:24
Fonte: Imprensa/Educação

No dia 9 e 10 de novembro, foi realizada a Conferência Nacional de Educação/CONAE/Extraordinária/2024 - Etapa Municipal em Juína/MT. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e organizada pelo Fórum Municipal de Educação, a CONAE/2024 teve como objetivo mobilizar a sociedade civil e política em defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988 e do direito à educação para todos. O evento buscou oferecer contribuições para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024-2034, com foco na gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social.

A conferência começou com uma bela apresentação cultural realizada pelos estudantes do CEI Menino Jesus, sob a coordenação da Professora Rosa Pires Fagundes Candido. Os estudantes da Turma de Pré II (matutino) encantaram o público com sua participação.

A mesa de abertura do evento contou com representantes importantes, incluindo Vinicius Antonio Sonsin Campanharo, estudante da Escola Paulo Freire, que representou a Rede Municipal na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Cuiabá. Também estavam presentes a Diretora Ocimara Martins de Angelo Nascimento, do Centro de Educação Municipal Vasco Papa, representantes da DRE/Juína, o Presidente do Fórum Municipal de Educação Antoniele Pagnussat, representantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Educação, do CACSFUNDEB (Comitê de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb), e o Secretário de Educação e Cultura Ericson Leandro de Oliveira.

Durante a conferência, foram realizadas três palestras com temas relevantes. A primeira palestra abordou "A importância da Família no Processo Escolar da Criança e do Adolescente", ministrada pela palestrante e contadora Sra. Deusdete Romero. A segunda palestra tratou do "Papel dos órgãos públicos na rede de proteção de crianças e adolescentes", sendo conduzida pela Dra. Mayara Garcia Ribeiro Peres, advogada especializada em família e sucessões. A terceira palestra abordou os "Planos Decenais de Educação: diretrizes, metas e estratégias para a Política Educacional" e foi ministrada por Prof. Ludimila Silva, mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT e Secretária Adjunta de Educação.

No dia 10 de novembro, as atividades continuaram com o credenciamento dos participantes, encaminhamentos dos trabalhos e leitura do regimento. Em seguida, iniciaram-se os colóquios, nos quais foram realizados estudos e proposições para os eixos temáticos. As atividades do período matutino foram encerradas e, posteriormente, os trabalhos foram retomados com a Plenária Geral. Durante essa plenária, ocorreu a eleição dos delegados que representarão o município na etapa regional do CONAEE (Conferência Nacional Popular de Educação).