Coleta de Preventivo: prefeitura promove campanha para este sábado dia 21

Data: Sexta-feira, 20/10/2023 10:42
Fonte: Imprensa/PMJ

Neste sábado (21) a secretaria de saúde reserva um dia inteiro de atenção à saúde das mulheres com a realização da Coleta de Preventivo em todas as unidades de saúde do município. O evento acontecerá das 8h às 17h e visa promover a importância do exame preventivo para a detecção precoce de doenças ginecológicas.

A iniciativa, que é parte de um esforço contínuo da Secretaria de Saúde de Juína em prol da saúde feminina, oferecerá a oportunidade para que as mulheres da região possam realizar o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento prévio.

A secretária de saúde, Marcela Américo, destaca a importância deste evento e faz um apelo às mulheres do município.

"O exame preventivo é fundamental para a prevenção do câncer do colo do útero e de outras doenças ginecológicas. É um procedimento simples que pode salvar vidas. Por isso, convidamos todas as mulheres de Juína a comparecerem às unidades de saúde no sábado, das 8h às 17h, munidas de seus documentos pessoais e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizarem o exame”, destaca Marcela.

A secretária explica que o exame preventivo deve ser iniciado a partir do momento em que a mulher inicia a sua vida sexual ativa, sendo um hábito que deve ser mantido ao longo da vida, conforme as orientações médicas.

Além de promover a saúde da mulher, a ação de coleta de preventivo é um dos esforços que contribuíram para que Juína se destacasse no programa "Previne Brasil", o programa do Governo Federal de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde

Todas as unidades básicas de saúde estarão de portas abertas para receber as mulheres e oferecer o exame preventivo no dia 21 de outubro. A coleta é simples e rápida, e a participação ativa das mulheres é fundamental para a promoção da sua própria saúde e o cuidado preventivo contra doenças ginecológicas.

A Secretaria de Saúde de Juína espera que essa iniciativa contribua para a conscientização das mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina e para a promoção do bem-estar de toda a comunidade.