Prefeitura promove a 10ª FECITA: Feira Científica, Cultural, Tecnológica e Ambiental

Data: Segunda-feira, 02/10/2023 10:20
Fonte: Imprensa/Educação

Na última quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Juína promoveu a 10ª FECITA (Feira Científica, Cultural, Tecnológica e Ambiental). O evento foi um verdadeiro sucesso e contou com a participação de estudantes desde a educação infantil até o ensino superior, abrangendo uma ampla gama de temas relacionados à ciência, cultura, tecnologia e preservação do meio ambiente.

Na categoria da educação infantil, o primeiro lugar foi conquistado pelo projeto "Água é Vida", desenvolvido pelas turmas do pré I e pré II. Essa iniciativa destacou a importância da água para a vida e abordou maneiras de preservá-la. Em segundo lugar, a turma do pré II B apresentou o projeto "Xô Piolho", que abordou o tema da higiene capilar e formas de prevenção e combate aos piolhos. Em terceiro lugar, a turma do pré I apresentou o projeto "Higiene Bucal".

Já na categoria do ensino fundamental I, o primeiro lugar foi conquistado pelo projeto "Benefícios da Cebola e Receitas", desenvolvido pelos alunos do 2º ano. Esse projeto explorou as propriedades nutricionais da cebola e apresentou receitas saudáveis utilizando esse ingrediente. Em segundo lugar, os alunos do 4º ano apresentaram o projeto "Os Micro-organismos", que abordou a importância dos micro-organismos para a vida e sua presença em nosso cotidiano. O terceiro lugar foi conquistado pela turma do 5º ano B, com o projeto "Caminho das Águas", que trouxe informações sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e a conscientização sobre o uso responsável da água.

No ensino fundamental II, o primeiro lugar foi para o projeto "Balança de Garrafa Pet", desenvolvido pelos alunos do 9º ano. Essa iniciativa explorou a reutilização de garrafas PET . Em segundo lugar, os alunos do 8º ano apresentaram o projeto "Tipos de Energia", que abordou as diferentes formas de energia e sua importância para o desenvolvimento sustentável. O terceiro lugar foi conquistado pelo projeto "Valorização do Homem do Campo", desenvolvido pelos alunos do 9º ano.

No ensino médio, o primeiro lugar foi para o projeto "Ciclo Bomba", desenvolvido pelos alunos do 1º ano. Essa iniciativa apresentou um sistema inovador de transporte de água utilizando a energia cinética de uma bicicleta. Em segundo lugar, os alunos do 2º ano apresentaram o projeto "Chocadeira Artesanal", que trouxe informações sobre a criação de aves em uma chocadeira de baixo custo. O terceiro lugar foi conquistado pelo projeto "Energias Renováveis", desenvolvido pelos alunos do 2º ano.

No ensino superior, o primeiro lugar foi para o projeto "Programa Recuperação das Nascentes", que trouxe soluções sustentáveis para a recuperação e preservação das nascentes da região.

Parabenizamos novamente a todos os participantes da 10ª FECITA e esperamos que eventos como esse continuem a inspirar e estimular o interesse pela ciência, cultura, tecnologia e preservação do meio ambiente em Juína e região.