Juinense representa o município no Programa de Estágio-Visita na Câmara dos Deputados

Data: Segunda-feira, 02/10/2023 09:00
Fonte: Imprensa/PMJ

A acadêmica de Direito da AJES, Beatriz Wandscheer, está embarcando em uma experiência única no cenário político brasileiro. De 2 a 5 de outubro deste ano, Beatriz participa do Programa de Estágio-Visita de Curta Duração na Câmara dos Deputados, cujo tema central é a celebração dos 35 anos da Constituição Federal.

O Programa de Estágio-Visita na Câmara dos Deputados é um evento que seleciona 80 estudantes de todas as regiões do Brasil para cooperar no processo legislativo federal. Nesta edição especial, que marca as três décadas e meia da Constituição, Beatriz Wandscheer terá a honra de representar o estado de Mato Grosso e, mais especificamente, a cidade de Juína.

A iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de mergulhar no coração do sistema político brasileiro, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora sobre a democracia e o papel do Poder Legislativo no país. Durante a etapa presencial do programa, os participantes têm a chance de participar de palestras, debates, visitas, vivências e simulações, todos voltados para o desenvolvimento de conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento do sistema político e suas instituições.

Beatriz Wandscheer, que se mostra entusiasmada com a oportunidade, afirmou:

“Estou imensamente feliz e orgulhosa por representar nosso Estado no Programa Estágio Visita da Câmara dos Deputados. As expectativas são altas, pois sei que esta experiência será enriquecedora e me proporcionará um profundo aprendizado sobre o funcionamento do nosso sistema legislativo. Mal posso esperar para absorver todo o conhecimento e contribuir da melhor forma possível. É uma honra levar o nome do nosso Estado e também do nosso Município de Juína nesta oportunidade tão especial", disse a estudante.

Beatriz e seus colegas de todo o país terão acesso a uma programação cuidadosamente elaborada, com foco no protagonismo estudantil. Os participantes são incentivados a buscar o conhecimento, estimulando sua curiosidade e interesse em relação aos processos democráticos e legislativos. As atividades incluem aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e o processo legislativo, jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Casa, visitas aos gabinetes dos parlamentares, às Comissões e ao Plenário, além de simulações do funcionamento das Comissões, entre outras experiências.

O programa visa despertar nos estudantes um novo olhar sobre o Poder Legislativo e incentivar seu engajamento cívico, destacando a importância da participação ativa como cidadãos na construção do país.

O Programa de Estágio-Visita de Curta Duração na Câmara dos Deputados é um passo importante para a formação cívica e política de estudantes de todo o Brasil, e a participação de Beatriz é um motivo de orgulho para sua cidade natal e seu estado. A expectativa é de que esta experiência enriquecedora contribua para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de trazer valiosos insights sobre o funcionamento do sistema político brasileiro.