Escola Municipal Maria Hilda Panas conta agora com salas climatizadas

Data: Quarta-feira, 27/09/2023 08:06
Fonte: Imprensa/PMJ

Desde a sua inauguração em maio de 2019, os aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula da Escola Municipal Maria Hilda Panas permaneciam inoperantes, causando desconforto e prejudicando o aprendizado dos estudantes. No entanto, a Prefeitura de Juína, através da Secretaria de Educação, atendeu às demandas da comunidade escolar, adquirindo um transformador capaz de alimentar os aparelhos. Agora, os alunos desfrutam de um ambiente de estudo confortável e com qualidade, graças às salas totalmente climatizadas.

O Prefeito Paulo Veronese confirmou que os aparelhos foram instalados há mais de quatro anos, mas foi necessário realizar investimentos significativos e reparos na rede elétrica, que precisou ser substituída por completo.

“O poder público tem que seguir critérios burocráticos e isso muitas vezes dificulta e atrasa algumas obras. Mas ficamos felizes por atender essa demanda da escola e dentro do possível estamos trabalhando com planejamento e organização na aplicação dos recursos na educação municipal”, disse Paulo Veronese.

O Secretário Municipal de Educação, professor Ericson Leandro De Oliveira, explicou que o problema dos ar-condicionados se arrastava desde a inauguração da escola devido a falhas na instalação elétrica e a falta de um transformador adequado para o funcionamento dos aparelhos.

“O Prefeito Paulo Veronese, após revisar as prioridades e com os recursos adicionais obtidos através do redimensionamento das séries iniciais, viabilizou a compra de um transformador no valor de R$ 110.000,00. Além disso, destinou aproximadamente R$ 105.000,00 para a reforma da instalação elétrica, que estava inadequada para suportar os 11 aparelhos de ar-condicionado. Estes aparelhos passaram por uma manutenção e agora estão plenamente operacionais”, explicou o secretário.

O Secretário reconheceu o atraso na resolução do problema e explicou que administrações anteriores, incluindo a sua própria quando ele ocupava o cargo de Secretário de Educação, não dispunham dos recursos necessários. Isso resultou em mais de 30 anos de negligência em investimentos nas escolas municipais, que finalmente estão recebendo atenção após o redimensionamento.

A diretora da escola, Ana Paula Costa Dias, expressou grande satisfação com o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, destacando sua importância não apenas para o conforto, mas também para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.