25 de agosto - Dia do Feirante

Data: Sexta-feira, 25/08/2023 07:33
Fonte: Imprensa/PMJ

As cores se destacam em sua vivacidade, os aromas frescos invadem o ar e o som das conversas preenche o ambiente com alegria. Esse é o clima característico que envolve a nossa Feira Municipal todas as quartas e domingos. Contudo, por trás desse cenário, há histórias de profissionalismo e dedicação que dá vida a cada banca de frutas, verduras, artesanatos e pães. Um tributo merecido a um dos ofícios mais ancestrais da humanidade acontece nesta sexta-feira, 25 de agosto: o Dia do Feirante no Brasil.

Na feira municipal, é comum encontrar famílias inteiras de feirantes, onde a tradição é passada de pais para filhos. A cultura do cultivo, colheita e comércio é transmitida ao longo das gerações, criando um ciclo de conhecimento e paixão. O ato de plantar, cuidar e vender não é apenas um negócio, mas sim a garantia de sustento para essas famílias, perpetuando uma tradição que atravessa o tempo.

Com suas bancas repletas de produtos frescos, desde suculentas frutas até deliciosos legumes e verduras, além de uma variedade de itens essenciais para o lar, os feirantes se estabeleceram como peças fundamentais no cotidiano de praticamente todas as cidades do Brasil. Suas atividades contribuem não apenas para a oferta de produtos de qualidade, mas também para a dinamização dos mercados locais.

Apesar da rotina de trabalho cansativa, acordando muito cedo e realizando intenso esforço físico, os feirantes juinenses recebem com simpatia os clientes. Eles são responsáveis por levar diversos alimentos à nossa mesa.

A Prefeitura Municipal deixa registrado nesse dia a importância desses produtores e celebra com alegria essa data. Parabéns a todos os feirantes juinenses.