Aula inaugural marca o início do curso de enfermagem e promove expectativas positivas para a saúde em Juína

Data: Quarta-feira, 23/08/2023 13:55

Ontem (22), a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso  celebrou um marco significativo com a emocionante aula inaugural do Curso Técnico de Enfermagem em Juína. A cerimônia contou com a participação de autoridades, líderes da saúde local e os 60 alunos selecionados para integrar a primeira turma do curso.

Marcela Américo, Secretária de Saúde, enfatizou o esforço coletivo por trás desse avanço educacional.

"Hoje representa um marco para todos nós na Secretaria de Saúde. O Curso Técnico de Enfermagem foi um sonho alcançado, mobilizando incansavelmente os profissionais da saúde para atender a todos os critérios necessários. Como secretária da saúde e cidadã de Juína, esta ocasião carrega uma emoção profunda. Afinal, muitos precisaram se deslocar em busca de formação adequada. Agora, com a prestigiada Escola de Saúde oferecendo 60 vagas, temos o privilégio de proporcionar essa capacitação em nosso município. Esta realização é fruto da colaboração entre o governo estadual e municipal. Embora tenha exigido dedicação incansável, estou ansiosa para vê-los em breve como colegas de trabalho, servindo nossa comunidade – algo que nossos cidadãos merecem", destacou a secretária.

Ana Paula Marque Schutz, coordenadora técnica da Comissão de Integração Ensino e Serviço Estadual, compartilhou seu entusiasmo pelo evento.

"Hoje é um dia de grande prazer, já que temos a honra de dar as boas-vindas a 60 alunos que foram  selecionados para iniciar sua jornada na formação técnica de enfermagem. Com uma conexão pessoal a Juína desde os 10 anos de idade e tendo minha mãe como integrante da pioneira turma da escola técnica de enfermagem em 2000, este é um momento de especial significado. Ao longo de 2 anos de formação, desejo aos novos alunos que aproveitem ao máximo essa oportunidade."

O Curso Técnico em Enfermagem é ofertado gratuitamente aos alunos pela Prefeitura de Juína – MT, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP/MT). Com duração de dois anos o curso tem como objetivo preparar os alunos para inserção no mercado de trabalho na área da saúde.

Maria Francisca Monteiro de Medeiros, uma das alunas, compartilhou sua empolgação: "Minha alegria é imensa por esta oportunidade. Já atuo na área da saúde, mas almejo aprofundar minha compreensão técnica."

O Vereador Ildamir Teixeira expressou a gratidão da Câmara Municipal de Juína por esse marco educacional.

"Hoje, estamos testemunhando um momento de imensa satisfação, à medida que recebemos esses alunos na aula inaugural da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso . Nos rostos deles, vislumbramos a expectativa por conhecimento, a determinação em meio aos desafios do estudo, e a consciência de que estão trilhando um caminho para cuidar da nossa população. Desejo que perseverem inabaláveis perante as adversidades, buscando incessantemente a excelência na formação."

Janilce Carvalho, Assistente Social da Secretaria de Saúde, expressou sua satisfação com o impacto dessa iniciativa.

"É com profundo prazer e gratidão que observamos nosso município, com apoio do Estado, fornecendo oportunidades de capacitação para nossos cidadãos. A necessidade é evidente em Juína, e esta formação visa suprir essa demanda. Desejo aos alunos sucesso e que apliquem o conhecimento adquirido com empatia e dedicação, trazendo benefícios à prática."

O lançamento do Curso de Enfermagem representa um marco significativo para Juína, demonstrando o compromisso da comunidade em elevar os padrões da saúde local e garantir um futuro saudável para todos.