Parceria entre Secretaria de Educação e IFMT trabalha agricultura de forma prática na Escola Municipal Paulo Freire

Data: Terça-feira, 15/08/2023 14:01
Fonte: Imprensa/PMJ

Na vanguarda da educação e pesquisa ambiental, a Escola Paulo Freire e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) unem forças no projeto de pesquisa intitulado "Agricultura Sintrópica: Produzindo Florestas". A iniciativa, que visa transformar conceitos de agricultura e reflorestamento, é uma parceria estratégica entre as duas instituições.

O projeto tem como epicentro a Escola Paulo Freire, onde uma área destinada à produção de mudas se tornou o campo de experimentação para os alunos mergulharem nos processos da agricultura sintrópica e do tratamento de resíduos. A proposta permite que os estudantes não apenas compreendam teoricamente os princípios da ecologia, mas também tenham a oportunidade prática de manusear e participar ativamente da produção de mudas e do ciclo de vida das plantas.

"Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos alunos uma educação inovadora, relevante e prática. Essa parceria entre a Escola Paulo Freire e o IFMT é um passo significativo em direção a esse objetivo, permitindo que nossos jovens se tornem agentes de mudança em suas comunidades”, afirma Ericson Leandro, secretário de educação do município.

A execução do projeto está nas mãos do professor e pesquisador, Wagner Smerman. À medida que o projeto avança, a expectativa é de que ele não apenas aprimore a compreensão dos alunos sobre a agricultura sintrópica, mas também inspire outras instituições de ensino e pesquisadores a explorarem abordagens inovadoras para a sustentabilidade ecológica.

“Ao envolver os alunos nesse processo desde o início, estamos criando uma geração de jovens conscientes e engajados, uma das ramificações dessa parceria entre a Escola Paulo Freire e o IFMT é o cultivo de mudas que, em um estágio posterior, serão plantadas nas margens do Rio Perdido. Esse gesto simboliza não apenas o compromisso com a restauração ambiental, mas também com a conscientização sobre a importância de preservar os recursos hídricos e os ecossistemas aquáticos”, explica o professor Wagner.

A parceria entre a Escola Paulo Freire e o IFMT é um testemunho do poder da colaboração entre instituições de ensino e pesquisa, destacando a importância de unir esforços para abordar os desafios complexos relacionados ao meio ambiente.