Ação conjunta de entidades revitaliza nascente próxima à Lagoa da Garça

Data: Quarta-feira, 09/08/2023 07:35
Fonte: Imprensa/PMJ

A comunidade do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Juína, em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prefeitura de Juína, empresas privadas e Ministério Público Estadual, realizou uma ação de recuperação de uma nascente nas proximidades da Lagoa da Garça.

A iniciativa consistiu na implantação de duas barragens secas para a retenção da água pluvial, aumentando assim a infiltração hídrica. Além disso, a nascente foi devidamente limpa e o local foi preparado para a construção de um sistema de proteção conhecido como "caxambu".

Segundo o professor Wagner Smerman da Escola Paulo Freire:

"Caxambu é essencialmente um abrigo para a nascente. Vamos cobrir a nascente com pedras e, em seguida, aplicaremos uma mistura de terra-cimento sobre as pedras. Isso permitirá que a água flua de forma mais pura dentro deste ambiente protegido da influência das chuvas."

O prefeito municipal, Paulo Veronese, esteve presente durante a ação, trabalhando, apoiando e incentivando a iniciativa que promove conservação do meio ambiente.

“Estou extremamente orgulhoso de ver nossa cidade unida em prol da preservação ambiental e do uso responsável de nossos recursos naturais. A ação realizada pelo IFMT Campus Juína e seus parceiros não apenas contribui para a revitalização da nascente e a proteção da Lagoa da Garça, mas também reforça o compromisso de Juína com um futuro sustentável”, explicou o prefeito Paulo Veronese.

Os voluntários também se empenharam na limpeza das trilhas do Parque Natural Municipal Lagoa das Garças, incluindo as trilhas do cipó e da formiga. Resíduos sólidos foram retirados e placas de orientação e observação de animais foram instaladas.

O professor Josemir Paiva, do IFMT, enfatizou:

"Estamos instalando placas que incentivam a prática de Bird-Watching, a observação de aves. Essa é uma atividade de ecoturismo em crescimento no Brasil e no mundo. As placas mostrarão a rica diversidade de espécies presentes no parque municipal. Com um levantamento que identificou mais de 100 espécies de aves em nosso parque, estamos oferecendo uma experiência enriquecedora."

O diretor do IFMT Campus Juína ressaltou a importância de alinhar o ensino teórico com a prática:

"Nosso objetivo é promover o ensino, a pesquisa e a extensão. Esta ação de extensão liderada pelos professores Josemir e Wagner já se desenvolve há anos, sempre em parceria com diversas entidades e escolas. Isso demonstra o impacto do IFMT em nossa região e destaca a crucial importância da preservação ambiental para uma gestão responsável dos recursos naturais", finalizou.

A iniciativa também contou com a presença do secretário municipal de agricultura, Adalberto Rodrigues, e do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (Delfam).