Conselho Municipal das Mulheres promove 1° Fórum da Mulher em Juína

Data: Terça-feira, 01/08/2023 09:49
Fonte: Imprensa/PMJ

Na última quarta-feira (26), um marco significativo foi alcançado com a realização do primeiro Fórum da Mulher, um evento de extrema importância organizado pelo Conselho Municipal da Mulher, trouxe importantes discussões sobre o tema da violência contra a mulher, que afeta mulheres de várias faixas etárias e posições sociais.

O objetivo primordial desse encontro tão relevante foi o fornecimento de informações fundamentais às pessoas presentes, capacitando-as para se tornarem multiplicadoras de conhecimento acerca dos diversos tipos de violência e, acima de tudo, orientando sobre onde buscar ajuda e apoio.

O evento também celebrou a reativação do Conselho Municipal da Mulher, que busca fortalecer as ações para cuidar e proteger as mulheres do município de Juína. Elas têm realizado diversas iniciativas, incluindo a criação de uma sala exclusiva para o atendimento à mulher vítima de violência, dentro da Delegacia de Polícia Civil. Essas ações estão sendo implementadas para que se possa, de alguma forma, mudar a vida de muitas mulheres que, porventura, venham a sofrer violência doméstica.

"O poder público tem buscado, em vários diálogos dentro do setor público, proporcionar serviços para a população e obter resultados. Identificou-se um grupo de mulheres fortes que sempre estavam tentando ajudar a sociedade, mas de forma isolada. Compreende-se a importância da reativação do conselho, onde trouxemos essas mulheres para que possam dedicar, de forma mais organizada, parte do seu tempo em prol da sociedade. O resultado está aqui hoje: essas mulheres estão buscando não apenas trazer palestras, mas também outras ações para a sociedade, como tematizar momentos como este. O poder público tem se mantido presente nessas ações, demonstrando preocupação, e têm sido vistos resultados positivos desde a reativação do Conselho das Mulheres, com órgãos públicos mobilizados para atender a essas mulheres," relatou Paulo Veronse, Prefeito.

A ideia é reunir várias vozes neste primeiro fórum, cada uma dentro de sua área de competência e atribuição, para transmitir conhecimento à população. Esse evento representa um dos eixos da lei de proteção à mulher vítima de violência, focado no aspecto pedagógico e educativo. É uma forma de educar e disseminar conhecimento para a sociedade em geral. Enquanto civilização, caminhamos a partir do aprendizado, e a ideia deste fórum é concretizar esse eixo pedagógico-educativo presente na lei," relatou, Dr. Wagner Dupim Dias.

O evento superou as expectativas e foi um grande sucesso para o Município. Contou com excelentes profissionais que palestraram e debateram questões relevantes sobre o tema em pauta, proporcionando informações importantes para a sociedade.

"Acredita-se que já tenham alcançado inicialmente o objetivo, o plenário está cheio. Hoje, estamos juntos e unidos em uma só voz para concretizar a força, representada por todas as mulheres e pela população de Juína. O propósito é garantir a proteção e o amparo às vítimas de violência no município. Gostaria de agradecer a todas as entidades, instituições, associações e voluntários presentes que estão tornando este evento possível, o primeiro Fórum da Mulher de Juína. Desde a reativação do Conselho da Mulher em março deste ano, todas as mulheres que fazem parte deste conselho vêm trabalhando incansavelmente para garantir, direta e indiretamente, os direitos das mulheres vítimas de violência no município. Com essas informações, muitas mulheres poderão se libertar das situações de violência. Juntos, continuam trabalhando para construir uma sociedade mais segura e igualitária para todas as mulheres de Juína," afirmou, Ana Paula Londeiro Brugnera, Presidente do Conselho Municipal da Mulher.