Homenagem ao Dia do Agricultor: histórias que nos inspiram

Data: Sexta-feira, 28/07/2023 13:53
Fonte: Imprensa/PMJ

Neste dia especial em que celebramos o Dia do Agricultor, queremos destacar e homenagear quatro agricultores exemplares de nossa querida Juína, cujas trajetórias de dedicação e amor à terra são inspiradoras. São histórias de esforço, resiliência e compromisso com a agricultura familiar, que é o alicerce de nossa comunidade e o suporte de nossa economia local.

Elzio Devair Gonçaves da Silva

Com 39 anos dedicados à nossa amada Juína, Elzio é um verdadeiro veterano na lida da agricultura. Ele enfrentou os desafios da lavoura por muitos anos, cultivando com amor o arroz, o milho, o feijão e o café. Atualmente, sua principal atividade é a pecuária, mas não deixou de lado seu envolvimento com o plantio de melancia, laranja, poncã e outras variedades, que são comercializadas para a merenda escolar do município. Sua dedicação é um exemplo para as futuras gerações de agricultores. Segundo Elzio, a agricultura familiar é a alma de nossa cidade, e acredita no potencial dos produtores locais:

"Nossa cidade tem vocação e terra boa para a prática da agricultura. Temos uma gama de produtores muito boa em Juína."

Ézio Pereira Assunção

Com mais de três décadas dedicadas à agricultura, Ézio é um agricultor que chegou em Juína no ano de 1986 e desde então nunca deixou de lutar pela terra e pelo desenvolvimento do setor. Hoje, trabalha lado a lado com seus dois filhos no cultivo de melancia. Suas mãos calejadas e sua determinação incansável são dignas de respeito e admiração. Ézio destaca a importância dos agricultores na evolução do mundo e ressalta a relevância da agricultura familiar:

"Todo alimento que chega à mesa, sai da agricultura, principalmente a familiar, que responde por uma grande parte do alimento comercializado em nossa cidade."

Dirceu Dezan

Dos nove filhos de sua família, Dirceu foi o único a seguir os passos dos pais agricultores, tornando-se um símbolo da importância da agricultura familiar e mantendo vivo o legado de suas raízes. Com 20 anos de dedicação à terra de Juína, Dirceu é um exemplo de persistência e compromisso.

Hoje, ele incentiva seu filho, André Dezan, a continuar no mesmo caminho, e juntos investem na consorciação de culturas, um sistema que envolve o cultivo de várias espécies entre si durante uma estação, mostrando a harmonia entre tradição e inovação. Dirceu ressalta:

"Agricultura familiar hoje é vista como o ponto número um para alimentação humana. Não podemos deixar morrer essa tradição. Cabe aos pais incentivar os filhos a continuarem nessa área que tanto contribui para nossa economia local."

Geraldo Alves Nogueira e Sioneia Aparecida dos Santos

Com uma história de 12 anos dedicados ao cultivo da banana como principal fonte de renda, Geraldo e Sioneia seguem os passos de seus pais, que também foram agricultores. O esforço incansável desse casal gera frutos que alimentam nossa economia local e enriquecem as mesas das famílias de Juína.

Para eles, a agricultura é mais do que um meio de subsistência, é uma paixão que valoriza a terra que os sustenta:

"Tudo que conseguimos até hoje foi dentro da agricultura. Atualmente vendemos também para a merenda escolar. Temos paixão pela agricultura e valorizamos a terra que nos sustenta", destaca Geraldo.

Essas quatro histórias representam centenas de agricultores de Juína, que com seu esforço, dedicação e amor pela terra, contribuem diariamente para o desenvolvimento de nosso município. Neste Dia do Agricultor, rendemos nossa homenagem a todos os agricultores, pilares fundamentais de nossa comunidade, que cultivam o alimento que chega às nossas mesas e fortalecem a economia local.