Prefeitura de Juína disponibiliza caminhão para coleta de leite de pequenos produtores rurais do Assentamento Rio Preto

Data: Sexta-feira, 21/07/2023 07:41
Fonte: Imprensa/PMJ

Esta semana, uma iniciativa pioneira promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente marcou um importante passo para os pequenos produtores rurais do assentamento Rio Preto. A comunidade, que abriga cerca de 70 famílias que dependem da pecuária leiteira como fonte de renda, enfrentava um dilema: o baixo volume de leite produzido inviabilizava o interesse do laticínio local em buscar a produção. Contudo, com o objetivo de apoiar os agricultores e impulsionar a economia da região, a secretaria disponibilizou um caminhão para a coleta direta do leite.

Segundo o secretário de agricultura, pecuária e meio ambiente, Adalberto Rodrigues, essa iniciativa representa um marco importante para os pequenos produtores rurais da comunidade.

"A gestão Paulo Veronese tem viabilizado diversas ações que beneficiam o pequeno produtor, incrementando a renda familiar e proporcionando uma melhor qualidade de vida. A secretaria visa então dar esse apoio ao produtor rural através de trabalhos como esse", afirmou o secretário.

A pecuária leiteira é uma atividade essencial para a subsistência das famílias do assentamento Rio Preto. No entanto, a dificuldade de transporte e o baixo volume de produção tornaram a comercialização do leite um desafio constante para os produtores. Com a nova medida implementada pela secretaria, esses entraves são amenizados, abrindo novas perspectivas para o futuro da atividade na região.

Além de facilitar a comercialização do leite produzido pelas famílias do assentamento, a iniciativa também visa fortalecer a economia local. Com a geração de mais renda, os pequenos produtores poderão investir em suas propriedades, adquirir insumos de melhor qualidade e, consequentemente, elevar a produtividade, criando um ciclo virtuoso para toda a comunidade.

Adalberto Rodrigues reforça o compromisso da Secretaria em continuar apoiando os produtores rurais de forma abrangente.

"Essa coleta de leite é apenas o começo. Nosso objetivo enquanto gestão é criar mais programas e projetos que fomentem o desenvolvimento sustentável no campo, valorizando a produção local e garantindo a preservação ambiental", destacou o secretário.