Secretaria de Saúde apresenta trabalhos inovadores em Congresso Nacional

Data: Quarta-feira, 19/07/2023 14:23

A cidade de Juína está sendo representada através da Secretária Municipal de Saúde no 37° Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontece nos dias 16 a 19 de julho de 2023.

Neste ano, o evento será sediado na capital goiana (GO) e tem como tema principal "Construindo o SUS que o Brasil precisa" e está acontecendo em Goiânia. O congresso é reconhecido como o maior encontro de saúde pública da América do Sul, apresentará uma ampla gama de trabalhos inovadores que têm transformado a rede de atendimento do SUS, evidenciando os avanços conquistados ao longo dos últimos 30 anos.

Durante o congresso, Juína apresenta dois trabalhos de suma importância. Ambos projetos têm sido fundamentais para o avanço significativo da saúde pública local, impulsionando a inovação em nossa região. Os temas abordados são:

"Campanha #vouvacinar com show de prêmios melhora cobertura vacinal no Município de Juína" - de autoria da Coordenadora da Rede de Frio, Nilza Nobre, da Coordenadora APS, Karina Ferrari, e da Coordenadora da Vigilância em Saúde, Geiane Gonçalves.

“A importância do atendimento de fisioterapia dentro da casa de saúde do índio (CASAI)” - de autoria do Fisioterapeuta Gilberto Luiz Elias, Coordenadora da UDR Giseli Maria Moschen, Fisioterapeuta Emili Ranna Silva Dornelas, Assistente Social da CASAI, Josilandia Rauder Cechetto e Coordenadora da CASAI Rosenilda da Silva Teixeira.

O projeto da campanha de vacinação se destacou pela sua criatividade e inovação, resultando em melhorias significativas não apenas para o município de Juína, mas também apresentando potencial para ser replicado por outros municípios em todo o país. Nilza Nobre, coordenadora da rede de frio, destaca essa importante conquista:

“Considerando que nosso trabalho foi desenvolvido por meio de uma estratégia inovadora, diferenciando-se das demais abordagens, alcançamos o êxito e fomos selecionados como uma experiência bem-sucedida, merecedora de ser compartilhada com outros municípios e em todo o Brasil. Acreditamos que ao implementarem nossa abordagem, outros municípios poderão aumentar suas coberturas vacinais de forma significativa”, afirma.

O projeto de atendimento de fisioterapia Casa de Saúde Indígena (CASAI) proporcionou um acesso mais fácil aos pacientes, com foco em solucionar as dificuldades de locomoção que eles enfrentavam. A idealizadora do projeto, Geseli Moschen, Coordenadora da Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR), explica que a iniciativa foi criada para atender a alta demanda de indígenas no centro de reabilitação.

Anteriormente, esses indígenas dependiam do carro da CASAI para se locomoverem, o que resultava em longas esperas. Além disso, pacientes com condições como cadeirantes, aneurismas e outras doenças enfrentavam muitas dificuldades. Para resolver esses problemas, a equipe decidiu colocar um fisioterapeuta dentro da CASAI uma vez por semana.

“Essa medida reduziu significativamente a fila de espera e possibilitou o atendimento de todas as demandas indígenas, inclusive de pacientes acamados que não podiam se locomover. Com o apoio da CASAI, a equipe montou uma sala para o projeto dentro das instalações. A parceria entre a secretaria de saúde e a CASAI foi fundamental para o sucesso do projeto, que trouxe melhorias no tratamento dos pacientes e facilitou o acesso a cadeiras de rodas por meio da assistência social da CASAI. Com essa colaboração, o índice de pessoas que necessitam de cadeiras de rodas foi zerado”, explicou Gisele Moschen, coordenadora da UDR.

Os trabalhos apresentados demonstraram com excelência os avanços da Secretaria de Saúde de Juína, evidenciando que o município tem alcançado grandes conquistas na área da saúde.