Prefeitura anuncia que já tem o recurso para construção do Centro de Hemodiálise

Data: Terça-feira, 11/07/2023 09:56
Fonte: Imprensa/PMJ

O prefeito municipal de Juína concedeu uma entrevista coletiva nesta quarta-feira(5) para falar sobre os equipamentos de hemodiálise que foram entregues à cidade no final de 2020 e a tão aguardada implantação do centro de hemodiálise.

"No início da gestão, ficamos sabendo sobre os equipamentos que foram entregues no final do ano e estavam ali no ginásio municipal. Começamos, então, a nos inteirar para viabilizar a implantação do Centro de Hemodiálise, que é tão importante para muitos pacientes que dependem disso", explicou Paulo Veronese.

Durante a coletiva, o prefeito destacou que conversou com o governo do estado para conseguir parceria no que se refere aos recursos, que são altos, para o andamento do projeto.

"Desde o momento em que assumimos o compromisso de implantar o centro e arcar com toda a estrutura, nós apresentamos o projeto junto à Anvisa e estamos na fase de liberação do mesmo. Com essa aprovação, seguimos então para a licitação. O recurso para as obras nós já temos em conta, cerca de 2 milhões de reais, através da arrecadação do IPTU deste ano. E acreditamos que nos próximos meses teremos o início dessa obra tão importante para a nossa população", finalizou o prefeito municipal.

Com a implantação do centro de hemodiálise, Juína se tornará referência regional, proporcionando aos pacientes a comodidade de realizar as sessões de hemodiálise em um ambiente adequado e equipado, além de contar com uma equipe especializada para atendê-los. O centro deve ficar localizado próximo à UPA e Assistência Social e terá cerca de 500 a 600 metros quadrados de área construída, apto para alocar até 10 aparelhos de hemodiálise.

O prefeito explicou ainda que as despesas do centro devem ser inseridas no SUS através do governo federal, mas enquanto tramita o processo, o governo do estado já se comprometeu a viabilizar os recursos necessários para os primeiros oito meses. Após isso, continuará arcando com metade do valor, e os municípios vizinhos, que também serão beneficiados, arcarão com o restante até que o governo federal assuma.

No encerramento da coletiva, o prefeito reforçou seu compromisso em continuar investindo na área da saúde e em buscar soluções que melhorem a qualidade de vida da população.