Prefeitura de Juína adquire equipamento moderno para ser utilizado em pavimentação

Data: Terça-feira, 18/04/2023 10:15
Fonte: Imprensa/PMJ

A Prefeitura de Juína realizou um importante investimento em equipamento para a melhoria das vias públicas da cidade. O poder executivo adquiriu um Multi Distribuidor de Agregados, uma máquina moderna e versátil que será utilizada tanto para a pavimentação de novas ruas quanto para a recapagem do asfalto antigo.

De acordo com as autoridades locais, a aquisição do equipamento faz parte de um plano mais amplo de investimento em infraestrutura urbana. Com o novo equipamento, a Prefeitura espera agilizar o processo de pavimentação e manutenção das vias, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos serviços prestados.

Para o prefeito de Juína, Paulo Veronese, o investimento é uma grande conquista para a cidade.

“A intenção é fazer uma quantidade maior de asfalto neste ano de 2023 em relação ao ano passado. Esse novo equipamento, adquirido com recursos próprios, além da qualidade, proporcionará um avanço muito maior nas obras de pavimentação, que devem ser retomadas no bairro Módulo 05 nos próximos dias, já contando com o uso do novo maquinário”, afirmou o prefeito em entrevista à imprensa local.

O secretário de Infraestrutura, Jonatas Plínio, reforçou as melhorias que podem ser alcançadas com esses investimentos feitos pela prefeitura.

“Nossas equipes da Sinfra estão trabalhando arduamente para melhorar significativamente a qualidade das vias públicas da cidade e as estradas rurais. Essas aquisições permitem uma economia com aluguel de maquinários, além de promover uma qualidade técnica maior nos serviços prestados à população”, explica o secretário.

O Equipamento Multi Distribuidor de Agregados

O Multi Distribuidor de Agregados é uma máquina de alta tecnologia, equipada com um sistema de distribuição de agregados que permite a aplicação precisa de diversos tipos de materiais, como asfalto, pedras e outros revestimentos. Além disso, o equipamento é capaz de trabalhar em diferentes velocidades e larguras, o que permite uma maior flexibilidade na execução dos trabalhos.

São equipamentos altamente procurados para serviços de pavimentação, em razão principalmente da dupla técnica de aplicação e da maior velocidade de execução. Compostos por silo de agregado, tanque de asfalto, sistema de aquecimento, além de barra espargidora de emulsão e comportas de distribuição de granulados, esses veículos entram em operação quando a camada de base é concluída e tem como principal função a construção ou rejuvenescimento da capa asfáltica.

Entre os benefícios atrelados aos multi distribuidores destacam-se a aplicação homogênea e uniforme da camada de asfalto, com um índice de precisão muito elevado. Vale lembrar que a emulsão asfáltica e os agregados são os componentes de maior impacto nos custos de pavimentação. Assim, utilizar esse material de modo eficiente é chave para garantir produtividade e manter o custo orçado das obras.