A Prefeitura Municipal de Juína, por meio do Departamento de Turismo, está investindo em novas iniciativas para incentivar o turismo indígena na região.
Reconhecendo o valor da cultura indígena e sua importante contribuição para a história da cidade de Juína, o poder executivo está trabalhando para desenvolver um plano de turismo sustentável que respeite as tradições e costumes da Etnia Enawenê-Nawê.
“O Etnoturismo virá como forma de valorização cultural e promoção de fonte de renda para as aldeias, onde as mesmas conseguirão se sustentar financeiramente através desse tipo de negócio, além de promover a inclusão social e, conservação ambiental nas terras indígenas. Esse projeto de implantação do Etnoturismo permitirá o desenvolvimento do empreendedorismo e autonomia dos povos tradicionais, consequentemente geração de emprego e renda. Sendo assim, toda comunidade Juinense será beneficiada, haja visto, todos os seguimentos da sociedade estão ligados ao processo de crescimento e evolução das atividades do Etnoturismo.”, explica a coordenadora do departamento de Turismo, Adriana Bourschaidt.
O turismo indígena é uma oportunidade única de aprender sobre a história e a cultura dos povos indígenas locais, e a prefeitura está empenhada em promover essa oportunidade em Juína.
“Nosso objetivo consiste em proporcionar aos visitantes uma experiência autêntica e imersiva, ao mesmo tempo em que se observam e preservam as tradições e a cultura das comunidades indígenas locais.”, finaliza Adriana.
Para atingir esse objetivo, a Prefeitura de Juína está pleiteando apoio para a construção de plano adequado a realidade do município, em um esforço coletivo de busca, coleta, discussão e validação de informações que expressam a vontade da aldeia Enawenê-nawê em relação ao desenvolvimento das atividades turísticas.