Prefeitura reativa conselho para fortalecer direitos das mulheres em Juína

Data: Quarta-feira, 15/03/2023 09:46
Fonte: Imprensa

Ampliar a participação das representantes do sexo feminino em todos os setores da Prefeitura, estendendo serviços e direitos às juinenses, é um dos objetivos do Conselho Municipal da Mulher, que foi reativado pelo prefeito Paulo Veronese na última semana.

A reativação do Conselho é um marco para Juína, nesse mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08). O Conselho é formado por 20 integrantes entre titulares e suplentes, sendo escolhidos representantes do poder público e da sociedade civil organizada de Juína.

“A luta das mulheres vem de longa data. É um passo importante a reativação do conselho, para que a gente crie uma rede que garanta os direitos das mulheres do nosso município”, pontuou o prefeito.

O Conselho da Mulher, a partir da sua vigência, receberá incentivo do gabinete. Por meio deste, a prefeitura vai disponibilizar apoio técnico para as atividades desenvolvidas, além da estrutura necessária para as reuniões entre os membros.

Representando o SINE de Juína, a coordenadora Ana Paula Brugnera, salientou a importância da reativação do conselho para a defesa dos direitos das mulheres.

“Ele vai evidenciar a importância da mulher na sociedade, promover a igualdade entre os gêneros e resgatar valores. Parabenizo à gestão por constituir o órgão novamente, que é essencial e significa um ganho extraordinário para Juína”, frisou.

A Cabo PM Wanderleia, representante da “Patrulha Maria da Penha” citou em seu pronunciamento, que o conselho visa garantir que essa rede de apoio capacite as mulheres, dê suporte àquelas em situação de vulnerabilidade e seja uma ferramenta que combata a violência contra a mulher.

“Nós enxergamos com bons olhos a reativação do conselho da mulher, porque será mais uma ferramenta de apoio que trabalhará em favor das mulheres do nosso município. A patrulha Maria da Penha fica feliz de estar fazendo parte desse momento”, finalizou.

O juiz do trabalho da vara do trabalho de Juína, Adriano Romero Da Silva, também esteve presente na reunião de reativação do conselho e explicou qual o papel da justiça do trabalho no apoio às mulheres amparadas pela rede de apoio.

“Nós recebemos com felicidade a notícia da reativação do conselho, a justiça do trabalho vai auxiliar de maneira indireta os órgãos que compõe o conselho e orientá-los nas questões trabalhistas, além de articular juntos as entidades, projetos que capacitem as mulheres para o mercado de trabalho”, explicou o juiz.