Vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Data: Quarta-feira, 08/03/2023 13:28
Fonte: Imprensa

A Prefeitura de Juína, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação da ‘Pfizer Bivalente’. O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e oferece proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.

Para receber a vacina bivalente, é preciso ter tomado ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19 (ou a dose única) ou algum reforço há mais de 4 meses.

Os grupos prioritários da primeira fase serão os seguintes:

Pessoas acima de 70 anos.

Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.

Pessoas acima de 12 anos vivendo em Instituição de longa permanência.

Para tomar a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, e carteirinha de vacinação.

A enfermeira, Nilza Nobre, orienta a população para ficar atenta aos dias disponibilizados pelas Unidades Básicas De Saúde.
“Uma vez aberto o frasco da vacina, não pode ultrapassar um prazo de aproximadamente 06 horas para ser utilizado o conteúdo, ficando a cargo das Unidades de Saúde organizar o horário que melhor atenderá a população. Nós sugerimos o período da manhã entre 08h às 10h:30min, e no período da tarde das 15h:30min às 16h:30min, evitando assim o desperdício das doses”, explica a enfermeira.

O que é a vacina bivalente contra a Covid-19?

A vacina bivalente promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China, e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma dose.