Prefeitura convoca população para mutirão de limpeza contra a dengue

Data: Segunda-feira, 27/02/2023 16:16
Fonte: Imprensa

A Prefeitura Municipal de Juína, convoca os munícipes para nesta semana participar do mutirão de limpeza contra a dengue. O objetivo é coletar o máximo de materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Nesta segunda-feira(27) autoridades se reuniram na ASCOM/CDL para debater as ações que serão desenvolvidas durante a semana.

“Estamos convocando a população, as entidades, sociedade em geral, para que ajude o poder público, em uma semana D, onde vamos fazer um trabalho de limpeza em geral nos nossos quintais e identificar os recipientes que podem servir como foco do mosquito”, alerta o prefeito Paulo Veronese.

A administração pública adverte que, os proprietários de imóveis são obrigados a adotar medidas de proteção de modo a evitar o acúmulo de água, originadas ou não da chuva, bem como realizar manutenção e limpeza dos locais sob a sua responsabilidade, providenciando o descarte ambientalmente correto de materiais inservíveis, que possam acumular água, evitando, assim, condições que propiciem a proliferação do vetor causador da dengue. O não cumprimento das medidas pode gerar advertência e multa.

“No momento, há 143 casos confirmados de dengue registrados nas unidades de saúde, um cenário preocupante. Segundo levantamento, o maior foco de criadouros são os lixos domésticos, por isso estamos organizando essa força tarefa juntamente com parceiros para essa semana fazer um mutirão de limpeza e um trabalho de conscientização na nossa cidade”, explica a secretária de saúde, Marcela Américo.

Esta iniciativa é uma parceria das equipes da secretaria de infraestrutura, saúde, vigilância sanitária e epidemiológica e associação comercial, além de outras entidades do município de Juína.

Para o sucesso desta ação, é essencial que toda a comunidade se conscientize e se mobilize, não permitindo que o mosquito encontre ambientes propícios para se reproduzir. Vamos todos nos mobilizar e manter nossa cidade limpa!