Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Município terá Dia D de coleta de preventivo nas Unidades de Saúde

Data: Terça-feira, 18/10/2022 13:11
Fonte: Imprensa

A Secretaria de Saúde vai promover, neste sábado (22.10), o dia “D” de Coleta de Preventivo, principal exame para diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero além de determinar níveis hormonais, diagnosticar inflamações ou infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis. A campanha ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde.

“Esse dia D no sábado tem o intuito de alcançar principalmente aquelas mulheres que trabalham em período integral durante a semana e por isso não tem horário disponível para fazer os exames, então eu reforço o convite para que as mulheres procurem a Unidade de Saúde nesse sábado entre as sete da manhã e cinco da tarde para realizar a coleta de preventivo e a avaliação da mama”, reforça a coordenadora da atenção básica, Karina Ferrari.

O exame preventivo (ou Papanicolau) deve ser realizado anualmente ou a cada seis meses de acordo com a orientação médica. Ele é a principal estratégia para se diagnosticar precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para gerar sintomas.