Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

Agosto dourado: população pode doar potes de vidro nas Unidades de Saúde

Quarta-feira, 10/08/2022 13:48
Imprensa/PMJ

Sabe aquele pote de vidro com tampa de plástico que seria descartado no lixo? Este pote pode ser deixado nas Unidades de Saúde ou na Secretaria de Saúde de Juína.  As embalagens arrecadadas serão enviadas ao Escritório Regional de Saúde, e posteriormente, encaminhadas a um hospital de referência em Cuiabá que recebe leite materno.

Essa campanha, explica a coordenadora da Atenção Básica, incentiva a adesão da população e dos servidores nesta causa. A ação faz parte da Campanha Agosto Dourado que tem como principal objetivo incentivar o aleitamento materno.

“Nós vamos deixar em todas as Unidades de Saúde uma caixinha de plástico para a população estar doando os frascos de vidro que tem em casa, ressaltando que é imprescindível que seja frasco de vidro com tampa de plástico rosqueável”, explicou Karina Ferrari.

Agosto Dourado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o mês de agosto para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro como qualidade do leite.

O aleitamento materno é importante para que o recém-nascido fique protegido de doenças e infecções. Na falta do leite da mãe, é imprescindível a doação do leite e armazenamento nos potes de vidro.

A escolha do pote de vidro com tampa de plástico para o armazenamento do leite materno é o ideal, porque o material não transfere substâncias nocivas aos bebês. Além disso, o vidro e o plástico não têm data específica para decomposição na natureza.

Valdeir Silva