Projeto LEVE: Recolhimento de lixo eletrônico

Data: Quinta-feira, 07/07/2022 10:13
Fonte: Imprensa/PMJ

Com o aumento do uso de equipamentos eletrônicos, o resíduo material produzido pelo descarte incorreto desses equipamentos, tem se tornado um grande problema ambiental. Por outro lado, se descartados corretamente, evita-se a contaminação do solo e extingue possíveis focos de procriação do mosquito da dengue e/ou abrigos para animais peçonhentos.

A fim de contribuir para a cultura do consumo sustentável, o descarte correto dos resíduos sólidos e colaborar com o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), a Prefeitura Municipal de Juína, através da Secretaria de Saúde, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com o Sicredi, aderiu a Campanha Local de Entrega Voluntária de Eletrônicos (LEVE).

A coordenadora da campanha em Juína, explica que os produtos coletados serão destinados ao Hospital de Câncer para revenda, cujos recursos financeiros devem ser utilizados em melhorias na unidade de saúde.

“A prefeitura municipal nos cedeu um espaço para o armazenamento desses produtos recolhidos, então durante todo o ano as pessoas podem fazer o descarte nesse local adequado. Em cinco anos de campanha já foram arrecadadas cerca de 160 toneladas de lixo e mais de 157 mil reais doados para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, explicou Gesiane Ronsoni.

As peças publicitarias da campanha estão em fase final de desenvolvimento e nos próximos dias a população será informada dos pontos oficias de coleta.

Definição

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Por exemplo:

- Monitores de Computadores

- Telefones Celulares e baterias